Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de Macaíba promoveu nesta segunda-feira, 25 de outubro, o “I Seminário de Inclusão de Macaíba: Um diálogo sobre a garantia de direitos da pessoa com deficiência”. O evento, oriundo de uma demanda apresentada pela Associação Macaibense de Deficientes (AMAD), contou com a participação do Instituto Santos Dumont (ISD), através da preceptora multiprofissional assistente social, Alexandra Lima.
Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNS-IBGE) Ano Base 2019, o Rio Grande do Norte tem aproximadamente 303 mil pessoas com algum tipo de deficiência (visual; auditiva; motora de membros superiores ou inferiores; e mental ou intelectual). No Brasil, segundo a publicação, 17,3 milhões de pessoas com dois anos ou mais de idade (8,4% dessa população) tinham alguma das deficiências investigadas, e cerca de 8,5 milhões (24,8%) de idosos estavam nessa condição. Na população do país com 2 anos ou mais de idade, 3,4% (ou 6,978 milhões) tinham deficiência visual; 1,1% (ou 2,3 milhões) tinham deficiência auditiva e 1,2% (ou 2,5 milhões) tinham deficiência mental.
O evento, realizado no Centro de Convivência de Idosos (CCI), teve a participação de representantes das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Meio Ambiente e Urbanismo, discutiu-se a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com previsão de instalação em dezembro de 2021. O projeto que cria o Conselho, encontra-se em tramitação na Câmara Municipal de Macaíba.
Alexandra Lima, representando o ISD, falou sobre a experiência de atendimento do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV ISD) e dos direitos e benefícios para as pessoas com deficiência. Além de ser um centro de referência para atender os pacientes da Região Metropolitana de Natal, o ISD conta também com o primeiro programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência do Brasil, que forma profissionais de diversas áreas para o cuidado à essa população.
“Há uma representatividade desse segmento, já que no RN mais de 27% da população têm algum tipo de deficiência. O Conselho, quando criado, visa garantir o cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência e conta com a participação estatal e da sociedade civil. Nós queremos que os direitos sejam respeitados e as políticas públicas, efetivadas. A população com deficiência precisa ter os mesmos direitos das pessoas que não possuem deficiências em todas as esferas: saúde, educação, segurança e mobilidade”, destacou a assistente social.
As questões relativas às barreiras arquitetônicas impostas aos cegos e cadeirantes, principalmente, foi tema da palestra do radialista Ronaldo Tavares, que é cego. Ele falou sobre os desafios da acessibilidade para as pessoas com deficiência no Século XXI.
Texto: Ricardo Araújo / Ascom – ISD
Foto: Ascom – Prefeitura de Macaíba
Consultoría de comunicación
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
Es una Organización Social vinculada al Ministerio de Educación (MEC) y engloba al Instituto Internacional de Neurociencia Edmond y Lily Safra y al Centro de Educación e Investigación en Salud Anita Garibaldi, ambos en Macaíba. La misión del ISD es promover la educación para la vida, formando ciudadanos a través de acciones integradas de enseñanza, investigación y extensión, además de contribuir para una transformación más justa y humana de la realidad social brasileña.