O Instituto Santos Dumont (ISD) iniciou as atividades de preparação para o Simpósio de Neuroengenharia, que acontece em novembro. O encontro anual busca fortalecer a discussão e a divulgação da ciência, da educação e da saúde, unindo o público local e o internacional. O primeiro participante confirmado é o engenheiro e cientista canadense Tom Chau, nome de destaque na área de desenvolvimento de tecnologias voltadas para a acessibilidade de pessoas, especialmente crianças, com deficiência física ou intelectual.
Chau atua no campo da Interface Cérebro-Máquina (ICM), por meio do qual estuda as possibilidades de comunicação entre o cérebro e dispositivos eletrônicos. A produção de órteses para a melhoria da inclusão social faz parte dessa área de estudo. O trabalho coordenado pelo pesquisador facilita a implementação de técnicas e produtos que impulsionam a comunicação e o funcionamento motor, impactando positivamente a vida de milhares de pessoas.
A palestra de abertura tem como tema a pesquisa translacional, área centrada na relação entre o desenvolvimento da pesquisa científica e o atendimento à população, o que pode gerar benefícios diretos para os usuários dos serviços de saúde. A temática faz parte dos trabalhos do pesquisador convidado e também das pesquisas nas unidades do ISD.
O Simpósio de Neuroengenharia de 2022 acontece em dois formatos: híbrido e presencial. Para o professor do ISD e coordenador do evento, Ramón Hypolito, o evento tem papel fundamental no desenvolvimento da ciência regional. “Estamos reabrindo as nossas portas em um evento híbrido e presencial. Esperamos, com isso, facilitar a integração e a colaboração entre os cientistas participantes”, diz Ramón. As inscrições para o Simpósio abrem no início de outubro. Nas próximas semanas, a programação completa será divulgada.
Texto: Naomi Lamarck/ Ascom – ISD
Foto: Christina Gapic/Holland Bloorview
Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.