Educação em Saúde é a essência dessa unidade do Instituto Santos Dumont (ISD) dedicada à formação, ao desenvolvimento e à educação permanente de profissionais de saúde. O ISD acredita que investir no ensino e na pesquisa em saúde é contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.
O Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), fundado em 2008,é uma grande escola para estudantes de graduação, residências médicas e multiprofissionais, profissionais e pesquisadores nas ciências da saúde e áreas afins.
A educação e o trabalho interprofissional em saúde desenvolvidos no Anita buscam a reorientação da formação e do modelo de atenção à saúde na perspectiva da integralidade e da humanização do cuidado, da valorização dos usuários e suas necessidades como elementos fundamentais para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Localizado em Macaíba, no Rio Grande do Norte, o Anita está inserido no SUS como serviço de referência ambulatorial para a atenção multidisciplinar à saúde materno-infantil e para reabilitação auditiva, física e intelectual e, mais recentemente, visual, na proposta de Educação Baseada na Comunidade.
As ações de atenção à saúde são destinadas, exclusivamente, aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e os agendamentos são realizados por meio dos encaminhamentos feitos pelas Unidades Básicas de Saúde, obedecendo os procedimentos utilizados pelo Sistema de Referência e Contrarreferência e pelo Sistema Nacional de Regulação (SISREG).
Educação e Trabalho Interprofissional
Educação Permanente em Saúde
Saúde Materno-infantil e da Pessoa com Deficiência
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é a principal parceira do Anita para o desenvolvimento das ações integradas de ensino, pesquisa e extensão.
As estratégias de articulação com as Redes de Atenção à Saúde no SUS, segundo as prioridades das agendas de saúde federal, estadual e municipal, representam o mecanismo pelo qual a proposta ético-político-pedagógica do ISD alcança a Educação Permanente em Saúde.
Saúde Materno-infantil
Em quase uma década de atuação como centro de referência ambulatorial do SUS no Estado do Rio Grande do Norte, as atividades do CEPS incluem:
- Pré-natal de alto-risco;
- Assistência especializada às gestantes e crianças com HIV/AIDS;
- Serviço multidisciplinar de atenção ao Transtorno do Espectro Autista (TEA);
- Infectologia na gravidez;
- Medicina fetal;
- Enfermagem na Saúde da Mulher e na Saúde da Criança;
- Pediatria;
- Neurologia infantil;
- Eletroencefalografia;
- Ultrassonografia;
- Fisioterapia infantil e na saúde da mulher;
- Psicologia adulto e infantil;
- Laboratório de análises clínicas.
Saúde da Pessoa com Deficiência
Em 2016, a Portaria Nº 1.430 do Ministério da Saúde habilitou o CEPS como Centro Especializado em Reabilitação Auditiva, Física e Intelectual (CER-III).
No dia 6 de agosto de 2021, a Portaria Nº 1.842, assinada pelo ministro Marcelo Queiroga, oficializou a mudança de categoria do Centro Especializado em Reabilitação Anita Garibaldi (CER Anita) de III para IV. A partir de então, além dos serviços de reabilitação em deficiência auditiva, intelectual e motora, o CER IV Anita, operacionalizado pelo Instituto Santos Dumont (ISD), passou a atender pacientes com deficiência visual.
O primeiro CER IV da Grande Natal, e o segundo do Rio Grande do Norte, atenderá pacientes oriundos da 7ª Região de Saúde, que inclui os municípios de Macaíba, Natal, Parnamirim, Extremoz e São Gonçalo do Amarante. Essa região concentra 1.371.945 habitantes, o que corresponde a quase 39% da população potiguar.
O CER gerido pelo ISD é o primeiro da região Nordeste a cuidar da saúde de pessoas com deficiência integrado a um sistema de pesquisa e inovação, por meio do trabalho desenvolvido juntamente com o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS).
As ações do CER IV são organizadas em clínicas:
- Epilepsia (infantil e adulto);
- Parkinson;
- Transtorno do Espectro Autista (TEA);
- Lesão Medular (infantil e adulto);
- Microcefalia;
- Deficiência Auditiva (infantil e adulto);
- Prematuridade;
- Bexiga Neurogênica.
Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência
O Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência, aprovado por meio do chamamento público do Ministério da Educação, de 2017, é pioneiro no Brasil.
Oferecido pelo Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, é direcionado a profissionais nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e serviço social, agregando os âmbitos de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo tanto a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), quanto o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limite. Além disso, o Programa contempla a interface de atuação conjunta com o Programa de Pós-graduação em Neuroengenharia do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS).
O Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi funciona de segunda-feira a sexta-feira (com exceção de feriados nacionais e locais), das 8h às 17h.
Agendamentos de consultas e exames: +55 (84) 4042-0044 | (84) 4042-0033
Assuntos administrativos: +55 (84) 3271-3311
Rodovia RN 160, Km 1,5 – nº 2010 (próximo à UPA Aluízio Alves)
Distrito de Jundiaí
Macaíba – RN
59280 – 970
Localização: https://g.page/cepsanitagaribaldi