O Instituto Santos Dumont (ISD) foi convidado pelo Ministério da Saúde para apresentar sua exitosa experiência na reabilitação de crianças autistas em eventos nacionais. Nesta quinta-feira, 24, a neuropsicóloga Samantha Maranhão, que atua como preceptora no Instituto, participou da Oficina de Qualificação da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência no Estado do Ceará no âmbito do Sistema Único de Saúde (Rede PcD), em Fortaleza (CE).
Ela apresentou a palestra com o tema: “Organização do Cuidado à Pessoa com TEA no Rio Grande do Norte – relato de experiência do Instituto Santos Dumont – Macaíba/RN”. A Oficina faz parte de uma ação integrada entre o órgão ministerial e as Secretarias de Estado da Saúde Pública em todo o Brasil. No ano passado, o ISD sediou o evento local e reuniu representantes de todos os Centros Especializados em Reabilitação (CER) espalhados pelo Rio Grande do Norte.
Conforme apresentado por Samantha Maranhão, o atendimento das crianças de 0 a 12 inseridas no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) pelo Instituto começou em 2015. Naquela época, não existia uma rede pública de saúde articulada para o tratamento dessa condição no público infantil. A partir do trabalho de educação permanente desenvolvido pelo ISD através de um convênio com a Prefeitura Municipal de Macaíba, os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde macaibenses passaram a entender a condição e a identificar os sinais iniciais relacionados ao autismo.
“A rede começou a funcionar melhor. Os encaminhamentos ocorreram de uma forma mais facilitada e identificamos que havia uma demanda reprimida no município de Macaíba, onde estamos instalados. Crianças cada vez mais novas estão sendo encaminhadas para avaliação no ISD. Sentimos uma mudança significativa nisso. Hoje, o nosso serviço tem um protocolo clínico de avaliação bem estruturado, com instrumentos padrão ouro”, destacou Samantha Maranhão durante a apresentação do serviço a uma plateia formada por gestores e profissionais de saúde da linha de frente.
A Clínica de Autismo do ISD atua em três eixos fundamentais, que são: Identificação e estimulação precoce; avaliação clínica para confirmação diagnóstica; e habilitação. O paciente dá entrada após uma triagem, com entrada anual de 40 novos pacientes, além dos 20 que já fazem parte do serviço. O ISD é referência para o Autismo no Rio Grande do Norte e desenvolve um programa intensivo em ambulatórios como equoterapia, laboratório de atividades de vida diária, apoio escolar via leitura e escrita em ações de educação e ensino integradas.
Essas atividades são desenvolvidas a partir de conceitos importantes, tais como: competência cultural, cuidado centrado na família e classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde (CIF), com ênfase na funcionalidade e participação social.
Uma nova apresentação está marcada para o dia 14 de abril, em Cuiabá (MT), reunindo os profissionais de saúde que atuam nos Centros Especializados em Reabilitação na região.
Texto: Ricardo Araújo / Ascom – ISD
Foto: Reprodução
Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.