Começou nesta sexta-feira (25), a 5ª Jornada de Intervenção Multiprofissional na Bexiga Neurogênica, evento promovido pelo Instituto Santos Dumont (ISD), que reúne profissionais da saúde e pesquisadores para debater e qualificar a atenção às pessoas com bexiga e intestino neurogênicos. O evento segue até o sábado (26), quando vão acontecer as palestras no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), uma das unidades do ISD em Macaíba (RN).
Este ano, a Jornada traz como tema “Inovação e Tecnologia em Saúde no Tratamento da Bexiga e Intestino Neurogênicos” No primeiro dia de evento, a programação contou com minicursos, que abordaram temas como: avaliação e manejo interprofissional na bexiga e intestino neurogênicos, neuromodulação e utilização da urodinâmica no raciocínio clínico.
“Sabemos que a atenção ao paciente com bexiga neurogênica ainda é muito negligenciada. Fazemos essa jornada há cinco anos, ela é multidisciplinar para que todas as áreas estejam envolvidas e para que a gente consiga unir a fala dos profissionais da saúde em torno desses pacientes, mostrando que existe sim tratamento para a bexiga e o intestino neurogênicos e que esses pacientes podem ser acompanhados.”, afirma a preceptora fisioterapeuta do ISD Natalia Barbosa, uma das coordenadoras da Jornada.
O ISD é referência no cuidado de pacientes com bexiga e intestino neurogênicos. A linha de cuidado resultou em diversos artigos e dissertações de mestrado, que vão da análise de protocolos de tratamento ao desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para o manejo das pessoas com bexiga e intestino neurogênicos. “Nosso objetivo com o evento é plantar sementes, tanto entre os profissionais da saúde como entre os estudantes, para conseguir melhorar o atendimento a esses pacientes”, completa Natália.
No sábado, tem início a programação de palestras e a exposição de trabalhos científicos, sendo esta última parte inédita no evento. “Às vezes o manejo da bexiga neurogênica é muito voltado ao tradicional, ao cateterismo ou medicação, e amanhã vamos mostrar tecnologias que podem ajudar no tratamento desses pacientes, inclusive algumas novidades de pesquisas que ainda não estão na área clínica”, destaca.
Palestrante da 5ª Jornada e gerente do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), do ISD, Lilian Lira Lisboa, destaca que a Jornada reúne profissionais de saúde, estudantes de graduação e pós-graduação e usuários dessa linha de cuidado. “A Jornada da Bexiga Neurogênica é uma atividade que oportuniza ampla discussão da temática de bexiga e intestino neurogênico em diversas condições de saúde existentes nas alterações ou lesões neurológicas. Os temas deste ano foram definidos com preceito de sensibilização, pensamento crítico e reflexivo de múltiplos sistemas envolvidos no controle da micção e evacuação, bem como apresentar, de maneira multiprofissional, as novas tecnologias que vêm agregar valor às terapêuticas existentes”, relata.
Texto: Mariana Ceci / Ascom – ISD
Foto: Naomi Lamarck / Ascom – ISD
Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.