A reabilitação e a atenção especializada são elementos essenciais para a melhoria da qualidade de vida e da funcionalidade de pessoas com Parkinson, um dos distúrbios neurológicos mais frequentes globalmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em acordo com esses princípios, o Instituto Santos Dumont (ISD), em parceria com a Movement Disorders Society (MDS), a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap/RN) e a Rede Amparo da Universidade de São Paulo (USP), reuniu, nos dias 4 e 5 de maio, cerca de 50 profissionais de saúde de todos os Centros Especializados em Reabilitação (CER) do Rio Grande do Norte para uma formação interprofissional voltada para o cuidado às pessoas com Doença de Parkinson.
O evento aconteceu no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), uma das unidades do ISD em Macaíba. Na ocasião, participaram profissionais de todos os CER do RN, além de membros da equipe de reabilitação do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN). A programação incluiu palestras de profissionais de diversas instituições do Brasil, que abordaram temas relacionados à avaliação e acolhimento multiprofissional e interprofissional, além de discussões sobre a articulação da Rede de Saúde e cuidado centrado na pessoa e na família.
Na ocasião, os presentes tiveram também a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos socializados, em atividades em grupo com práticas de intervenção clínica, conduzidas por profissionais do ISD e convidados, como a professora Maria Elisa Pimentel Piemonte, da USP. Um dos participantes do evento foi o fisioterapeuta Francisco Irivan Paulino Júnior, vinculado ao Centro Especializado de Reabilitação de Pau dos Ferros, que considerou de grande relevância a experiência proporcionada.
“Pra mim é de grande importância, dentro da minha formação como profissional da reabilitação, poder, através do que está sendo direcionado aqui, levar de volta para o CER de Pau dos Ferros mais conhecimento para ofertar o melhor tratamento e promover uma melhor qualidade de vida para esses pacientes”, conta Francisco.
O evento promovido pelo ISD surge a partir do projeto piloto Train the Trainer, da MDS, no qual profissionais de diversos países que atuam com Doença de Parkinson recebem um treinamento interprofissional no modelo educacional da MDS para, em seguida, replicar esse modelo em suas instituições de origem.
A coordenadora da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência do ISD (RESPCD), Lorenna Santiago, foi uma dessas profissionais e participou do grupo Pan-americano que recebeu o treinamento da MDS no ano de 2022. Agora, traz de volta os conhecimentos adquiridos, a partir da atividade promovida pelo ISD. Segundo a profissional, os principais objetivos são descentralizar o cuidado na área de Parkinson e fortalecer a assistência interprofissional.
“A ideia principal é especializar a assistência às pessoas diagnosticadas com Doença Parkinson no RN, considerando especialmente as particularidades das diversas fases da doença e dos diversos sintomas motores e não-motores que podem estar presentes nessa condição. O principal objetivo é termos mais pessoas conhecendo e estudando melhor o Parkinson e assim, descentralizando o cuidado”, explica Lorenna.
Parkinson no ISD
O cuidado das pessoas com doença de Parkinson é um dos serviços contemplados nas linhas de cuidado do Centro Especializado em Reabilitação do ISD (CER ISD). O Instituto atende usuários da 7ª Região de Saúde do RN, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A doença de Parkinson é também tema de pesquisas científicas desenvolvidas no Mestrado em Neuroengenharia e na Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência do ISD.
Texto: Naomi Lamarck / Ascom – ISD
Foto: Mariana Ceci | Ascom – ISD
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Instituto Santos Dumont (ISD)
É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.