Pesquisador Paul Manger visita o ISD e ministra palestra sobre pesquisa comparativa de cérebros

Publicado em 28 de agosto de 2024

O Instituto Santos Dumont (ISD) recebeu, nesta terça-feira (27), a visita do renomado pesquisador da África do Sul, Paul Manger. Durante a sua passagem, Manger conheceu os laboratórios e as instalações do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), em Macaíba e, em seguida, ministrou palestra para estudantes do mestrado em Neuroengenharia, pesquisadores do ISD e público externo. 

A palestra teve como título “What is the use of comparative brain research?” (Qual é a utilidade da pesquisa comparativa de cérebros?). Durante cerca de uma hora, o pesquisador discorreu sobre a sua trajetória profissional e apresentou resultados de pesquisas realizadas com diferentes modelos animais, procurando compreender como a evolução molda as diversas formas de cérebros entre diferentes espécies. 

Nascido na Austrália, Paul Manger é professor na Escola de Ciências Anatômicas da Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, África do Sul. O pesquisador é um dos principais especialistas mundiais no estudo da evolução das formas cerebrais ao longo de várias linhagens filogenéticas. Ele já estudou cérebros de mais de 150 espécies, consolidando o primeiro grande banco de cérebros de mamíferos no hemisfério sul.

Mediador do evento, o pesquisador do ISD, Felipe Fiuza, considera que a palestra ofereceu contribuições valorosas para o entendimento das diversas estruturas e funções dos cérebros animais, sobretudo por destacar como esses estudos podem gerar avanços significativos tanto em conhecimento científico quanto em aplicações práticas. 

“O professor Paul Manger demonstrou como a neurociência comparativa não só enriquece nossa compreensão da evolução cerebral, mas também fornece soluções concretas para melhorar a qualidade de vida e conservação da biodiversidade. A palestra foi um testemunho do potencial transformador da neurociência comparativa no avanço da saúde tanto humana quanto animal, e destacou a necessidade contínua de pesquisas interdisciplinares nesta área do conhecimento”, afirmou Fiuza.

Manger também discutiu a identificação de padrões de sono em diferentes espécies e como as alterações climáticas, como mudanças de temperatura e umidade, podem impactar esses padrões. Após a palestra, o mestrando em Neuroengenharia do ISD, Wellydo Kesllowd, observou que “considerando o aquecimento global, a alteração desses parâmetros pode levar a distúrbios no ciclo sono-vigília em diversos mamíferos, o que evidencia a necessidade de estratégias para mitigar esses efeitos no mundo moderno”.

O gerente do IIN-ELS, Edgard Morya, expressou seu agradecimento pela visita do pesquisador e celebrou o enriquecedor compartilhamento de conhecimento científico. Morya destacou a importância de tais intercâmbios para fortalecer a pesquisa e promover avanços na neurociência, enfatizando o compromisso contínuo do Instituto com a colaboração e a inovação em soluções para desafios globais.

SOBRE O ISD

O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

Pesquisador Paul Manger visita o ISD e ministra palestra sobre pesquisa comparativa de cérebros

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia