O Instituto Santos Dumont, Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC), anunciou nesta quarta-feira (28) a abertura de inscrições em processo seletivo para bolsas de iniciação científica e tecnológica destinadas a estudantes de graduação e ensino médio.
Ao todo, serão ofertadas 16 bolsas, com início previsto para setembro de 2024 e vigência até agosto de 2025. As oportunidades têm como objetivo promover o desenvolvimento do pensamento científico e a iniciação à pesquisa.
Os interessados poderão se inscrever gratuitamente de 28 de agosto a 2 de setembro de 2024. O edital completo está disponível em: www.isd.org.br > Ensino > Educação Científica e Tecnológica.
As bolsas oferecidas incluem Iniciação Científica (PIBIC), Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM), com valores de R$ 700 mensais para PIBIC e PIBITI e R$ 300 para PIBIC-EM.
Para concorrer às vagas, os candidatos devem estar matriculados em instituições públicas e atender aos requisitos específicos de cada modalidade. Além disso, será reservada uma cota de até 30% das vagas para pessoas negras ou indígenas.
O processo seletivo inclui análise de currículo, proposta de pesquisa ou carta de motivação e entrevista. O resultado final será divulgado em 9 de setembro de 2024.
SOBRE O ISD
O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.