11/03/2016
Por Ariane Mondo – Ascom ISD
Foto no topo: Pablo Buriti – CECs
Os Centros de Educação Científica (CECs), unidades do Instituto Santos Dumont (ISD), têm entre seus princípios o estabelecimento de parcerias com profissionais da educação de municípios vizinhos a Natal e Macaíba, cidades Norte-Riograndenses que abrigam duas unidades do CEC Escola Alfredo J. Monteverde. É o caso de São José de Mipibu, distante cerca de 30 quilômetros de Natal, e que tem professores da Escola Municipal Professor Severino Bezerra de Melo como parceiros do CEC Macaíba.
Para fortalecer o diálogo com educadores e gestores do município é que Rachel Dantas, assessora pedagógica dos CECs, foi convidada a fazer a abertura da Jornada Pedagógica da rede municipal de ensino, no dia 22 de fevereiro, que contou com a presença de Lúcia Martins, Secretária de Educação de São José de Mipibu, além de educadores da cidade, representantes da categoria e da Câmara Municipal.
Na ocasião, Rachel falou, entre outros assuntos, sobre a importância da educação democrática e também da necessidade de haver trocas de experiência, avaliações contínuas e planejamento escolar. Ainda integrando o evento, a assessora pedagógica dos CECs voltou a se reunir no dia 24 de fevereiro com professores do município, desta vez falando com os profissionais da Escola Severino Bezerra de Melo.
No início das atividades, todos se apresentaram brevemente e Rachel aproveitou para falar sobre a importância de saber os nomes de quem está em sala de aula. Ela citou exemplos praticados nos CECs como os registros feitos pelos alunos sistematizando o conhecimento produzido ao fim de cada aula: “se não se faz isso o conhecimento se pulveriza”. Rachel também mencionou os planos de curso, que nos CECs são apresentados no início das atividades anuais para que os alunos entendam como o ano letivo está planejado. Durante a palestra, alguns professores de São José de Mipibu falaram sobre o cotidiano em sala de aula, apontando algumas dificuldades enfrentadas e opinando sobre as transformações na educação contemporânea.
Rachel considera que o fortalecimento e ampliação dessas parcerias reforçam o compromisso dos Centros de Educação Científica com a educação e no cuidado com os alunos. A troca de experiências e as vivências cotidianas dos alunos na escola regular e em suas comunidades aproximam os conteúdos de suas realidades com o saber científico, apresentado tanto em suas escolas de origem, quanto nos CECs.
Atualmente, o CEC Macaíba tem 20 escolas públicas parceiras (municipais ou estaduais) com alunos vindos de: Parnamirim, Bom Jesus, São José de Mipibu e, claro, Macaíba. 25 alunos da Escola Severino Bezerra de Melo frequentam esse Centro de Educação Científica no turno escolar contrário, às terças e quintas-feiras no período da tarde. Em breve será ampliado o número de vagas para o turno matutino, com 30 alunos vindos da Escola Municipal Felipe Tavares de Paiva, localizada em Taborda, zona rural de São José de Mipibu. Os Centros de Educação Científica (CECs) estão presentes em Natal (RN), Macaíba (RN) e Serrinha (BA).
Saiba mais sobre os Centros de Educação Científica Escola Alfredo J. Monteverde (Natal e Macaíba/RN): https://www.institutosantosdumont.org.br/centro-de-educacao-cientifica-escola-alfredo-j-monteverde/
Saiba mais sobre o Centro de Educação Científica (Serrinha/BA): https://www.institutosantosdumont.org.br/centro-de-educacao-cientifica-serrinha-ba/