05/08/2016
Texto e fotos: Divulgação CEC Serrinha
Edição: Ariane Mondo – Ascom ISD
No período de 18 a 21 de julho de 2016, os alunos da Oficina de Ciência e Robótica do Centro de Educação Científica (CEC), localizado em Serrinha (BA), desenvolveram atividades de estudo do meio na associação comunitária Barra do Vento, localizada a 10 km do município de Serrinha. Essas atividades levam os alunos de todos os CECs para vivências de aprendizagem fora da escola (veja AQUI matéria sobre estudo do meio do CEC Natal que levou alunos a uma fábrica de água mineral).
Eles foram acompanhados pelo coordenador da oficina de Ciência e Robótica, Gedeão Nunes, e pela assistente, Camila Andrade, e durante a visita puderam perceber como se dá o processo de plantio e observar se ocorre o uso ou não de equipamentos eletromecânicos. Além disso, observando de perto os processos da comunidade, os alunos puderam entender melhor como se constitui a organização comunitária de produtores e atentar para os desafios da comunidade em viver em um local sem acesso a água encanada que faz uso intensivo de cisternas. No tempo que permaneceram em Barra do Vento, foi possível desenvolver aprendizagens sobre construção de hortas, plantio, aspectos geográficos da paisagem local e pequenos campos de lavoura.
Durante a visita, os alunos estiveram na residência de uma agricultora cadastrada no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e participaram de roda de conversa com Jucicleide Ramos, presidente da Associação Comunitária do local, que explicou sobre o funcionamento da entidade e de como ela é importante para os moradores da comunidade.
Ao final deste estudo do meio, foi possível comparar os projetos de irrigação automatizada de hortas construídos pela Oficina de Ciência e Robótica do CEC Serrinha, com as tecnologias utilizadas pelos produtores da comunidade.
Gedeão explica que os objetivos esperados da atividade foram atingidos: “Percebemos que a maioria dos alunos gostou da experiência. Eles compreenderam a importância da Associação, colocando-se e expressando-se também em relação a vivências com o campo e com a agricultura familiar”.