O Instituto Santos Dumont (ISD) estará representado nas Paralimpíadas Escolares 2025, evento promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Atletas-usuários, treinadores e representantes da instituição foram convocados para integrar a delegação do Rio Grande do Norte na competição, que acontece entre 17 e 29 de novembro, em São Paulo (SP).
A lista completa de convocados foi divulgada na última segunda-feira (13) pela Subsecretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEL), vinculada à Secretaria Estadual de Educação do RN (Seec). O Rio Grande do Norte terá representantes nas modalidades de atletismo, bocha, voleibol sentado, natação, badminton, tênis de mesa, halterofilismo, taekwondo e judô.
O ISD contará com atletas-usuários nas modalidades de atletismo e bocha, além de técnicos em taekwondo e atletismo, e representantes do staff técnico e do corpo de saúde. Ao todo, 11 pessoas da instituição integram a delegação potiguar (confira a lista completa abaixo).
As Paralimpíadas Escolares tiveram sua primeira edição em 2009. Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro, este é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar.
Atletas, treinadores, corpo de saúde e staff do ISD convocados para as Paralimpíadas Escolares 2025:
Atletas:
Heitor Manoel de Lins Melo (atletismo)
Oneill Andrews Ferreira da Silva Filho (atletismo)
Francisco da Silva (atletismo)
Ketilly Vitória Macedo da Silva (bocha)
Renato Ferreira de Oliveira (bocha)
Técnicos:
Emicarlo Elias de Souza (atletismo)
Rogério Romário L. dos Santos (taekwondo)
Corpo de saúde:
Maria Clara Lima da Cruz (fisioterapeuta)
Staff:
Samuel Vasconcelos dos Santos
Donato Silva Barbosa
Maria de Fátima Bezerra
Sobre o ISD
O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.



