O Instituto Santos Dumont (ISD) comemora, em 2024, uma década da qualificação como Organização Social pelo Governo Federal. Para celebrar a marca, ao longo de todo o ano, serão realizados congressos, jornadas científicas, atividades educacionais, culturais e sociais voltadas tanto para o público interno quanto para a comunidade externa.
A programação oficial inicia nesta quinta-feira (4) com uma aula magna do pesquisador-emérito e idealizador do ISD, o neurocientista Miguel Nicolelis. O evento acontece a partir das 15h30, no auditório do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), uma das unidades do ISD em Macaíba, na região metropolitana de Natal.
A aula magna será acompanhada por cerca de 200 pessoas, que se inscreveram por meio de formulário disponibilizado pelo ISD através das redes sociais. O público se dividirá entre o auditório, com capacidade para cerca de 100 pessoas, e espaços anexos, onde haverá transmissão simultânea em vídeo.
Na sexta-feira (5), a programação segue com uma solenidade alusiva aos 10 anos, que reunirá representantes do Governo Federal, autoridades estaduais e locais e membros da sociedade civil. A cerimônia acontece a partir das 14h, também no auditório do IIN-ELS.
Durante a solenidade, será realizado o lançamento e a obliteração do selo comemorativo pelos 10 anos do ISD, confeccionado pelos Correios. A obliteração consiste em marcar o selo com o carimbo personalizado, enviado em seguida para o Museu dos Correios, em Brasília. A arte do selo foi desenvolvida pelo artista plástico e professor do Departamento de Artes da UFRN, Marcos Andruchak, e faz referência ao trabalho desenvolvido pelo Instituto no cuidado da saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência, nas neurociências e na neuroengenharia.
Também será feita a entrega, pela Neoenergia Cosern, de uma usina fotovoltaica para o ISD. O equipamento tem capacidade de 196,62 kWp, suficiente para abastecer 248 residências por 30 dias, e é a maior usina doada pela empresa através do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A usina foi instalada na cobertura do prédio do IIN-ELS e abastecerá as duas unidades do ISD: o próprio IIN-ELS e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita).
A programação ainda contará com discursos das autoridades convidadas e com homenagem a funcionários, a estudantes e a usuários das linhas de cuidado do ISD, acompanhados por residentes e preceptores da Instituição.
Histórico
O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O ISD opera a partir de duas unidades: o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS). As duas unidades estão localizadas no município de Macaíba.
Idealizado pelo neurocientista Miguel Nicolelis, o ISD tem sua criação inspirada na figura inovadora de Alberto Santos Dumont, pai da aviação. Os voos do ISD são guiados pela responsabilidade e impacto social. A instituição atua nas áreas de saúde materno-infantil, saúde da pessoa com deficiência, neurociências e neuroengenharia.
Organização Social
Um decreto presidencial de 27 de fevereiro de 2014 qualificou o ISD como Organização Social – pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que obteve a qualificação de OS para realizar atividades de interesse público. Atualmente, o ISD desenvolve suas atividades por meio de um Contrato de Gestão firmado com o Ministério da Educação.