Aulas no ISD mostrarão desafios e ideias da educação para cidadania global

Publicado em 15 de abril de 2021
Reginaldo Freitas Júnior, professor-pesquisador do ISD que ministra a disciplina: "A educação para cidadania global é uma estratégia da ONU e da Unesco prioridade para a educação neste século"

O que você tem a ver com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), feminicídios, educação para uma sociedade antirracista, direitos humanos, movimento LGBTQIA+, capacitismo, redução das desigualdades, empoderamento de mulheres e meninas na ciência ou, por exemplo, a escola da comunidade?

Essas e outras questões serão abordadas até julho em aulas de “Educação para a cidadania global”, do Instituto Santos Dumont (ISD) – disciplina de pós-graduação que o Instituto oferece desde 2018 e que recebeu a 1ª turma de 2021 nesta segunda-feira, 14 de abril.

A disciplina reúne 19 alunos da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência e do Mestrado em Neuroengenharia do ISD, incluindo profissionais de psicologia, serviço social, fonoaudiologia, fisioterapia, biomedicina e engenharia biomédica.

Disciplina reúne alunos da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência e do Mestrado em Neuroengenharia do ISD

 

PENSAR GLOBALMENTE E AGIR LOCALMENTE
“Se eu fosse resumir o que a gente pretende compartilhar ao longo do semestre eu diria que é pensar globalmente e agir localmente. Essa máxima não é minha. É do sociólogo Ulrich Beck e é esse entendimento de que eu pertenço a algo maior do que o que está ao redor do meu umbigo, de que eu estou conectado com esse algo maior, de que eu tenho para com esse algo maior direitos e deveres e de que isso tem a ver com o fato de eu respeitar a minha humanidade”, disse o professor-pesquisador e diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Júnior, à frente da disciplina.

A educação para cidadania global, frisa ele, é uma estratégia da ONU e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) considerada prioridade para a educação neste século.

DESAFIOS
Nessa perspectiva, a turma já recebeu dois desafios do semestre: O Alô comunidade, em que terão que traduzir projetos de pesquisa do ISD em linguagem acessível a todos – apresentando a essência dos projetos em vídeo, infográfico ou texto, por exemplo, de modo que sejam entendidos por qualquer pessoa. A outra missão é identificar necessidades e propor soluções para a Escola Santa Luzia, em Capoeiras – a maior comunidade Quilombola do RN, que sofre com problemas de estrutura e outras carências que podem ser supridas com propostas que integrem, claro, o olhar da comunidade.

Curiosos para ver os resultados?

Acompanhem aqui e nas redes sociais do Instituto, nas páginas @isdnarede.

Texto e fotos:  Renata Moura – Jornalista / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

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Reginaldo Freitas Júnior, professor-pesquisador do ISD que ministra a disciplina: "A educação para cidadania global é uma estratégia da ONU e da Unesco prioridade para a educação neste século"

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Essas e outras questões serão abordadas até julho em aulas de “Educação para a cidadania global”, do Instituto Santos Dumont (ISD) – disciplina de pós-graduação que o Instituto oferece desde 2018 e que recebeu a 1ª turma de 2021 nesta segunda-feira, 14 de abril.

A disciplina reúne 19 alunos da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência e do Mestrado em Neuroengenharia do ISD, incluindo profissionais de psicologia, serviço social, fonoaudiologia, fisioterapia, biomedicina e engenharia biomédica.

Disciplina reúne alunos da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência e do Mestrado em Neuroengenharia do ISD

 

PENSAR GLOBALMENTE E AGIR LOCALMENTE
“Se eu fosse resumir o que a gente pretende compartilhar ao longo do semestre eu diria que é pensar globalmente e agir localmente. Essa máxima não é minha. É do sociólogo Ulrich Beck e é esse entendimento de que eu pertenço a algo maior do que o que está ao redor do meu umbigo, de que eu estou conectado com esse algo maior, de que eu tenho para com esse algo maior direitos e deveres e de que isso tem a ver com o fato de eu respeitar a minha humanidade”, disse o professor-pesquisador e diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Júnior, à frente da disciplina.

A educação para cidadania global, frisa ele, é uma estratégia da ONU e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) considerada prioridade para a educação neste século.

DESAFIOS
Nessa perspectiva, a turma já recebeu dois desafios do semestre: O Alô comunidade, em que terão que traduzir projetos de pesquisa do ISD em linguagem acessível a todos – apresentando a essência dos projetos em vídeo, infográfico ou texto, por exemplo, de modo que sejam entendidos por qualquer pessoa. A outra missão é identificar necessidades e propor soluções para a Escola Santa Luzia, em Capoeiras – a maior comunidade Quilombola do RN, que sofre com problemas de estrutura e outras carências que podem ser supridas com propostas que integrem, claro, o olhar da comunidade.

Curiosos para ver os resultados?

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Texto e fotos:  Renata Moura – Jornalista / Ascom – ISD

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Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

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