Em 2018, o Instituto Santos Dumont (ISD) encerra o ano com um cartão tendo como pano de fundo o painel feito por Marcos Andruchak, artista plástico e Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A obra foi um presente de Andruchak pelos 10 anos do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS) celebrados em 2018 e foi produzida de forma colaborativa por usuários, estudantes, funcionários e visitantes. De acordo com texto do artista, o painel do CEPS “registra os 10 anos da instituição como forma de estampar o trabalho em equipe, as transformações e perspectivas, tanto nas relações humanas quanto nas responsabilidades que envolvem humanização, cuidado em saúde, fortaleza feminina, direitos humanos, realizações, resistência às adversidades e responsabilidade com as causas sociais. Um trabalho de arte contemporânea em estilo geometricista.”
Andruchak teve a ideia de presentear o CEPS com sua arte, como forma de reconhecimento pela assistência recebida por seu filho Kael no Serviço Multidisciplinar de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (SEMEA), atendimento multiprofissional e interdisciplinar oferecido pelo CEPS desde 2016 a crianças e adolescentes de Macaíba e da região metropolitana de Natal (RN) que apresentam características do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O painel desenvolvido e executado entre agosto e outubro de 2018 está exposto no muro do CEPS, em Macaíba (RN).
RECESSO DE FIM DE ANO:
O Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS) e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) entrarão em recesso a partir de 22 de dezembro de 2018. O trabalho de ambas as unidades do ISD voltará ao normal no dia 02 de janeiro de 2019.
Texto e foto: Ariane Mondo – Ascom ISD
Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.