O judoca Arthur Cavalcante da Silva, medalhista de ouro nas Paralimpíadas de Paris, visitou nesta sexta-feira (27) os laboratórios de pesquisa e ensino do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), unidade do Instituto Santos Dumont (ISD), em Macaíba. A visita integrou a programação do Seminário de Educação Paralímpica dos Centros de Referência Natal-Macaíba, evento científico organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), no qual Arthur foi um dos principais palestrantes.
Durante sua apresentação, Arthur compartilhou com o público suas experiências pessoais e profissionais, respondendo a perguntas e refletindo sobre o impacto do esporte em sua vida. Ele destacou o papel transformador do esporte para pessoas com deficiência, ressaltando a importância de políticas públicas que incentivem o esporte paralímpico e o desenvolvimento de novas tecnologias para promover uma sociedade mais inclusiva.
“O esporte, especialmente para pessoas com deficiência, é uma quebra de paradigmas. A sociedade muitas vezes ensina que pessoas com deficiência são limitadas e sem autonomia, mas o esporte é uma ferramenta poderosa para mostrar que elas são capazes de muito mais do que imaginamos”, afirmou Arthur.
Ao visitar os laboratórios do IIN-ELS, Arthur conheceu de perto pesquisas inovadoras na área de neurociências, que buscam tanto melhorar o desempenho de atletas paralímpicos quanto aprimorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. Uma das pesquisas apresentadas mapeia os movimentos corporais dos atletas por meio de sensores instalados em pontos específicos do corpo, permitindo a correção de alterações que possam comprometer a performance esportiva.
Além de destacar o avanço científico, Arthur reforçou a importância de parcerias entre ciência e esporte para tornar as competições mais justas, acessíveis e inclusivas, permitindo que atletas com deficiência alcancem seu potencial máximo. “O Instituto tem uma estrutura imensa, com grande potencial para ajudar o paradesporto brasileiro. Torço para que, em breve, as pesquisas que estão sendo feitas aqui sejam colocadas em prática por mais atletas e pelos Centros de Referência Paralímpicos”, afirmou.
Difundindo conhecimentos sobre o paradesporto
O Seminário de Educação Paralímpica dos Centros de Referência Natal-Macaíba aconteceu nos dias 26 e 27 de setembro, no Departamento de Educação Física da UFRN e no ISD, respectivamente. A atividade foi promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e contou com atividades teóricas e práticas, voltadas para difundir conhecimentos sobre modalidades paradesportivas e apresentar pesquisas científicas relacionadas ao tema, além de fomentar a troca de experiências entre profissionais que atuam no esporte.
“Temos que exaltar a disposição dos pesquisadores do ISD em buscar soluções para os desafios que surgem na prática esportiva, além do trabalho de inserção social promovido pelo paradesporto. Acreditamos que essa dedicação coloca o Rio Grande do Norte em uma posição de destaque e trará ainda mais resultados para o paradesporto brasileiro”, destacou Tibério Maribondo, representante do CPB.
Linha de cuidado do Paradesporto
O ISD oferece atividades de paradesporto para usuários das linhas de cuidado do Centro Especializado em Reabilitação do ISD (CER ISD), no Centro de Referência Paralímpico ISD/Macaíba. Atualmente, são oferecidas gratuitamente as modalidades de bocha e paratletismo para adultos e crianças a partir de 7 anos.
Interessados podem realizar um agendamento, que é seguido por uma triagem remota e uma avaliação global para verificar os critérios de elegibilidade para as modalidades oferecidas. O agendamento pode ser feito pelos telefones (84) 4042-0033 e (84) 4042-0044, ou via WhatsApp (apenas texto): (84) 9-9155-302, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Sobre o ISD
O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos localizados em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para uma transformação mais justa e humana da sociedade brasileira.