CEC Serrinha promove atividade que une agricultura e robótica
18/05/2017
Por: Ariane Mondo – Ascom ISD
Fotos: Divulgação CEC Serrinha
De 15 a 18 de maio o Centro de Educação Científica (CEC), unidade Serrinha (BA), promoveu rodas de conversa com as oito turmas da oficina Ciência e Robótica. Essa atividade procurou discutir questões que envolvem a agricultura familiar da região para que, a partir dos pontos debatidos, os alunos possam levantar recursos da robótica para melhorar as práticas locais nas lavouras.
Os alunos participaram da atividade na área externa do CEC, onde ficam localizadas as hortas organizadas pela oficina de Ciência e Ambiente, e aproveitaram a observação do espaço para identificarem plantas com ou sem ocorrência na região onde moram, entendendo melhor a diversidade e práticas da agricultura familiar.
Miguel Filho, auxiliar de serviços gerais do CEC Serrinha, que vive em uma comunidade rural e também é agricultor familiar, foi convidado a trocar experiências com os alunos. Ele compartilhou suas experiências como agricultor e falou sobre os desafios do campo. Após a conversa, os alunos fizeram perguntas e tiraram dúvidas sobre o tema.
Após as discussões levantadas nas rodas de conversa, a ideia é que os alunos estruturem projetos de irrigação nas hortas do CEC usando componentes robóticos que podem ser utilizados nas propriedades para melhorar o plantio e manter a terra produtiva o ano inteiro, inclusive nos períodos de estiagem.
Segundo a coordenadora do CEC Serrinha, Joseane Souza, essas conversas coletivas são fundamentais: “Atividades como essa tiram os alunos do lugar comum, e ensinam a valorização das pessoas, a escuta atenta e a participação nos diálogos onde todos podem ser vistos e ouvidos de forma organizada. Essa troca de experiências ajuda todo mundo a conhecer melhor a região onde se vive”, finaliza ela.
::::::::::::::::::::::::
O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC), e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.