Comissão do Ministério da Educação avalia positivamente incentivo à pesquisa e uso dos laboratórios abertos do ISD

Publicado em 13 de setembro de 2024

Entre os dias 11 e 12 de setembro, o Instituto Santos Dumont (ISD) recebeu a visita da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Contrato de Gestão (CAACG), ligada ao Ministério da Educação (MEC), para análise das atividades desenvolvidas pela instituição durante o primeiro semestre de 2024. Dentre os resultados, um dos destaques foi o uso dos laboratórios abertos do ISD por pesquisadores externos, que superou a meta estipulada junto à comissão.

As ações do ISD são analisadas com base em 13 indicadores de desempenho, com metas anuais estabelecidas previamente. Durante a apresentação dos resultados, um dos pontos destacados na avaliação foi o acesso aos laboratórios nacionais abertos do ISD. O Instituto registrou, entre janeiro e junho, uma utilização de 25% das horas disponíveis para pesquisadores externos, ultrapassando a meta pactuada de 20%.

“Tornar os laboratórios do ISD acessíveis a pesquisadores externos é uma proposta que discutimos desde o início das atividades da CAACG. Nos últimos anos, aprimoramos essa iniciativa com novos critérios para o uso dessas instalações. Hoje, vemos o sucesso dessa proposta, com a publicação de edital para o uso dos laboratórios e a alta ocupação desses espaços. Isso expande os limites do ISD e possibilita a realização de pesquisas de impacto com a excelente infraestrutura oferecida pela instituição”, afirmou Fábio de Abreu e Lima, presidente da CAACG.

Atualmente, quatro laboratórios do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), uma das unidades do ISD, estão abertos ao público externo: Eletrofisiologia Humana e Interface Homem-Máquina; Microscopia; Neuroengenharia; e Neurorreabilitação. Pesquisadores interessados podem submeter suas propostas de acordo com as regras previstas em edital, disponível no site do ISD. As propostas são avaliadas por um comitê interno, assessorado pela equipe técnica dos laboratórios. Quando aprovados, os pesquisadores podem utilizar as instalações para desenvolver seus projetos.

A CAACG, composta por seis especialistas indicados pelo Ministério da Educação com trabalhos relacionados à atividade do ISD, realiza avaliações semestrais com foco em três programas principais: Pesquisa e Pós-Graduação em Neuroengenharia, Educação Interprofissional em Saúde, e Desenvolvimento Organizacional, Gestão e Operação. Ao todo, 13 indicadores são analisados, os quais refletem o comprometimento da instituição com suas metas e a qualidade dos serviços oferecidos.

Neste primeiro semestre, o ISD apresentou tendência de alcance das metas anuais em 12 dos 13 indicadores avaliados. Um dos indicadores ainda está em fase de coleta de dados e será avaliado apenas no relatório anual, que será apresentado para a CAACG no início de 2025. “Agradecemos à Comissão pelas contribuições, que têm sido essenciais para o crescimento institucional do ISD. Essa parceria é fundamental para aprimorarmos a qualidade dos serviços que oferecemos, especialmente em pesquisa, ensino e extensão”, afirmou Reginaldo Freitas Júnior, diretor-geral do ISD.

SOBRE O ISD

O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

Comissão do Ministério da Educação avalia positivamente incentivo à pesquisa e uso dos laboratórios abertos do ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia