Diante do grave quadro de pandemia do novo coronavírus que o Brasil e o mundo enfrentam, o Instituto Santos Dumont (ISD), Organização Social financiada pelo Ministério da Educação (MEC), divulga uma série de publicações para orientação em casos de suspeita e confirmação da doença em um dos seus públicos prioritários: As mulheres grávidas.
O conteúdo foi dividido em 3 ilustrações e apresenta respostas às 10 perguntas identificadas como as mais comuns sobre gravidez e amamentação no contexto da Covid-19, uma proposta de fluxograma para atendimento ambulatorial dos casos e um check list para profissionais da saúde na área de internação.
Os textos se baseiam em relatos de pacientes e em uma série de estudos sobre os quais se debruçaram – em um esforço colaborativo – médicos infectologistas, obstetras e profissionais das áreas de enfermagem e fisioterapia com atuação no ISD, na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN) e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A proposta de manejo considera experiências com outros vírus respiratórios, uma vez que a Covid-19 é uma doença de aparecimento recente e a comunidade científica ainda não dispõe de robustez de dados para afirmações definitivas ou adoção de protocolos específicos baseados em evidências científicas.
A estratégia de publicação do conteúdo faz parte de esforços concentrados do ISD para atender a demandas dos serviços de atenção à saúde materno-infantil do Rio Grande do Norte, incluindo as maternidades de referência, em relação ao enfrentamento da Covid-19.
*A relação completa de referências consultadas no estudo, para a elaboração do material, pode ser acessada AQUI.
Texto: Renata Moura / Ascom – ISD
Ilustrações: Rodrigo Brum
Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.