O levantamento do Instituto Santos Dumont (ISD) sobre mortes maternas associadas à Covid-19 foi destaque nos jornais O Povo, de Fortaleza (CE), e Tribuna do Norte, em Natal (RN). Os dados mostram que ao menos 39 mulheres morreram enquanto grávidas ou dias após o parto em casos tratados como suspeitos ou confirmados da doença no mundo – e que o Brasil lidera em número de histórias totais (20) e em uma comparação por 100 mil habitantes. A partir das 10h desta quarta-feira (10) o médico e diretor-geral do Instituto, Reginaldo Freitas Júnior, vai abordar o assunto na live “Orientações para gestantes e puérperas em tempos de Covid-19”, promovida pelo Guia Viver Bem. A conversa ao vivo será conduzida pela jornalista Juliana Garcia e transmitida no perfil do Guia no Instagram, o @guiaviverbem.
Clique aqui para saber mais sobre o levantamento do ISD.
“Esse momento trouxe à tona problemas crônicos de assistência da maternidade no Brasil que já existiam, mas que se revelaram piores devido ao contexto em que estamos”, disse Freitas Júnior, que também é doutor em ciências médicas pela USP, professor do Departamento de Tocoginecologia da UFRN e Instrutor Nacional da Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia Pós-parto da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), em entrevista a O Povo. Ele defende o pré-natal mesmo durante a pandemia, entre outras estratégias para reduzir os riscos às mulheres não só nesse período. “Essas mortes poderiam ser evitadas se existisse um acompanhamento”, disse ainda o diretor, a O Povo.
O veículo cearense divulgou os dados do Instituto nas reportagens “Taxa de mortalidade materna por coronavírus é maior no Brasil do que em 8 países do mundo juntos” e “66,6% dos leitos de UTI para gestantes no Ceará são ocupados por grávidas com Covid-19”, que também cita o informativo sobre “Covid-19 e Gravidez” produzido com a participação do ISD. Clique aqui para acessar o Informativo e aqui para baixar ilustrações com respostas às dúvidas mais frequentes das mulheres sobre gravidez e amamentação, além de um check list de internação e uma proposta de fluxograma para atendimentos.
Na Tribuna do Norte, o alerta sobre a necessidade de ação para tornar a gravidez, o parto e o pós-parto mais seguros está na reportagem “Gravidez na pandemia requer cuidados, alerta especialista no RN”.
____________________________________________________
Clique abaixo para ver as reportagens em PDF:
*Taxa de mortalidade materna por coronavírus é maior no Brasil do que em 8 países do mundo juntos
*Gravidez na pandemia requer cuidados, alerta especialista no RN
*66,6% dos leitos de UTI para gestantes no Ceará são ocupados por grávidas com Covid-19
O assunto também foi tema de entrevista ao vivo na InterTV, afiliada local da Globo. Clique abaixo para ver o vídeo:
____________________________________________________
O ISD é uma Organização Social do governo federal vinculada ao Ministério da Educação e referência em ensino, pesquisa, extensão e atendimentos – via Sistema Único de Saúde (SUS) – nas áreas de saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência, bem como em neurociências e neuroengenharia. As ações de educação permanente do Instituto sobre a gravidez durante a pandemia foram destaque recentemente também no Portal do MEC. Clique aqui para ler.
Texto: Renata Moura / Ascom – ISD
Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.