A manhã deste domingo (30) foi inesquecível para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas pelo Instituto Santos Dumont (ISD). Elas participaram de um espetáculo adaptado promovido pelo Circo Americano, que está em cartaz em Natal. Para proporcionar uma experiência inclusiva, o circo ajustou a sua apresentação e reduziu os ruídos sonoros e a intensidade da iluminação no interior da lona, o que garantiu maior acolhimento sensorial aos espectadores.
O espetáculo contou com apresentações de palhaços, contorcionistas, trapezistas e com o homem-bala, que foi lançado de um canhão para o picadeiro, arrancando gritos e suspiros do público. Ao todo, 15 crianças usuárias do ISD, acompanhadas de seus responsáveis, tiveram a oportunidade de desfrutar das maravilhas da arte circense.
Uma delas foi o pequeno Nicollas, de apenas 4 anos. Ele foi ao circo acompanhado da mãe, a técnica em enfermagem Rosângela Martins. “Ao longo da semana, conversei com Nicollas sobre o circo, expliquei para ele que seria um lugar com mais pessoas e com muitas informações, preparei ele para esse momento. No início, ele ficou um pouco assustado, mas depois conseguiu aproveitar o espetáculo”, conta Rosângela.
Essa conversa prévia é importante para preparar as crianças autistas para um ambiente fora do habitual. Conforme explica a preceptora fonoaudióloga do ISD, Luana Aprígio, as pessoas com TEA apresentam um padrão de rigidez comportamental, tornando eventos que fogem à rotina um desafio. “A previsibilidade feita pelos pais ou por responsáveis auxilia para que as crianças possam ficar mais tranquilas e se adaptem melhor ao momento, que nesse caso era o espetáculo no circo”.
A profissional também destaca a importância de iniciativas como a realizada pelo circo para garantir a socialização desse público. “Esses momentos reservados, feitos com alguns ajustes, favorecem que as pessoas com deficiência se sintam mais confortáveis e tenham uma melhor experiência. Mas, é importante que esse público participe de qualquer sessão que se sinta à vontade e queira participar”.
As crianças e os acompanhantes que foram ao circo são moradores de Macaíba. Eles fizeram o deslocamento em um transporte fornecido pelo Instituto Santos Dumont. Os ingressos foram doados pelo Circo Americano, sem custos para os presentes.
O evento não apenas celebrou a diversidade, como também destacou a importância de criar espaços onde todas as crianças possam se sentir bem-vindas e plenamente integradas. “O espetáculo foi muito importante para o meu filho. Espero que haja outras iniciativas assim, para que ele possa aproveitar como qualquer outra criança”, afirmou Tânia Dias, mãe do pequeno Ryan, também atendido pelo ISD.
Ao término do espetáculo, as crianças saíram com sorrisos radiantes, demonstrando não apenas a alegria do momento, mas também a conquista de mais um passo rumo à inclusão plena em atividades culturais e sociais.
Sobre o ISD
O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.