Em 18 de janeiro teve início a capacitação em paradesporto, promovida pelo Instituto Santos Dumont (ISD) em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer de Macaíba e a Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE).
Durante todo o dia, os participantes puderam entrar em contato com muitas questões relacionadas ao esporte e ao cotidiano de pessoas com deficiência, a partir do tema central “Desafios e perspectivas do treinamento esportivo adaptado: muito além da saúde”. Profissionais que atuam no paradesporto e paratletas dialogaram com o público e trocaram experiências.
Essa capacitação tem foco nas práticas e modalidades paradesportivas voltadas a crianças e adolescentes com lesão medular congênita e/ou adquirida, atendidas no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS) – Detalhes na matéria AQUI. Com isso, espera-se qualificar profissionais interessados em atuar no paradesporto para que, em curto prazo, as práticas desportivas se tornem aliadas no processo de reabilitação desses pacientes.
O curso terá mais quatro encontros, nas seguintes datas: 15/02/19, 23/03/19, 13/04/19 e 25/05/19, em Macaíba (RN). Ao final da capacitação, os participantes com pelo menos 75% de presença receberão um certificado. Participantes que tenham dúvidas sobre esse curso podem escrever para: eventos@isd.org.br.
Essa iniciativa tem apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Programa Força no Esporte (PROFESP), do Ministério da Defesa; Instituto Asas para Esporte, Cultura e Cidadania (IAECC) e Ortorio.
Texto e fotos: Ariane Mondo / Ascom – ISD
Instituto Santos Dumont (ISD)
Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.