O diretor-geral do Instituto Santos Dumont (ISD), Reginaldo Freitas Júnior, esteve reunido na manhã desta quinta-feira (2) com a secretária extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte, Maryland Brito, para propor o desenvolvimento de parcerias entre as instituições. O encontro aconteceu no Complexo Cultural da Rampa, no bairro de Santos Reis, zona Leste de Natal.
A reunião foi marcada por um diálogo produtivo e aberto, onde foram discutidos potenciais projetos e iniciativas que poderão ser realizados em conjunto, visando a ampliação do acesso à cultura em Macaíba, município no qual o ISD está inserido. A intenção é estabelecer uma agenda que promova mostras de cinema, exposições, seminários e estimule a produção cultural entre pessoas com deficiência, estudantes da rede pública de Macaíba e moradores de comunidades locais.
Para isso, o diretor-geral do ISD colocou a estrutura física do Instituto à disposição dos agentes culturais do estado. “Nós temos um auditório totalmente equipado e acessível a pessoas com deficiência que pode virar uma sala de cinema. Temos também um espaço de exposições que pode receber inúmeros projetos artísticos. Não nos faltam ideias. O que queremos é sair da inércia e fazer do Instituto Santos Dumont um meio de acesso à cultura em Macaíba”, afirmou Reginaldo Freitas Júnior.
As ideias compartilhadas foram bem recebidas pela secretária-extraordinária de Cultura. Maryland Brito expôs a missão da pasta em promover a diversidade cultural e artística no estado e destacou a relevância de parcerias estratégicas para alcançar esses objetivos. Ela ainda enfatizou a necessidade de incluir pessoas com deficiência nos editais de incentivo à cultura, como forma de promover maior equidade no acesso a recursos de fomento ao setor.
“A intenção da gente é mudar o mundo através da cultura. Tem uma frase de Einstein que diz que a mente, depois de expandida, é que nem um paraquedas: não volta para o mesmo lugar. E a cultura traz isso, traz essa quebra. E para a pessoa com deficiência, eu sei também que através da cultura é um caminho para quebrar os paradigmas. Quando eles estão lá na dança, estão no cinema, estão em outras coisas, acaba que a atenção vai para outra coisa que não a deficiência”, enfatizou.
Ao final da reunião, ambas as partes concordaram em iniciar um processo de avaliação detalhada das oportunidades identificadas e formação de grupos de trabalho com objetivo de estabelecer bases para futuras cooperações. Reginaldo Freitas Júnior e Maryland Brito destacaram o compromisso mútuo para impulsionar o desenvolvimento cultural e educacional no estado, com foco na inclusão de pessoas com deficiência em atividades culturais.
“O que ancora as pessoas com deficiência para baixo é a limitação da participação social. A maioria não participa de atividades de lazer e de cultura, não vai ao cinema, ao teatro, não sai de casa. Aliás, sai de casa para o serviço de saúde e do serviço de saúde para casa. Eu acho que nossa parceria pode alavancar isso. A gente pode ter uma agenda potiguar de cultura que seja absolutamente pautada na inclusão”, projetou Reginaldo.
Sobre o ISD
O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.