Egressa do ISD é selecionada em programa de incentivo à pesquisa em Brno, na República Tcheca

Publicado em 8 de janeiro de 2026

Egressa do Programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia (PPGN) do Instituto Santos Dumont (ISD), Mariane Silva foi selecionada em um programa de incentivo à pesquisa para jovens doutorandos em Brno, na República Tcheca. O objetivo da iniciativa, financiada pela cidade de Brno, é identificar e apoiar projetos científicos de excelência para pesquisadores em início de carreira.

A pesquisa de Mariane, selecionada para apoio financeiro do programa “Brno Ph.D Talent”, propõe uma solução terapêutica para pacientes com epilepsia, a partir do uso da neuromodulação não invasiva do nervo vago. A técnica pode ser uma alternativa para pacientes que não respondem a terapias invasivas, como a cirurgia. 

O projeto busca otimizar os protocolos de estimulação do cérebro e personalizar a abordagem terapêutica de acordo com a resposta individual de cada paciente. A longo prazo, o objetivo é desenvolver uma ferramenta prognóstica de resposta ao tratamento, capaz de identificar quais pacientes têm maior probabilidade de se beneficiar com a neuromodulação.

Com o reconhecimento e financiamento, Mariane passou a formalizar um contrato com a cidade de Brno para o desenvolvimento do projeto de pesquisa proposto. O programa prevê o acompanhamento contínuo do andamento do trabalho, com metas e marcos definidos, além da prestação periódica de contas sobre os resultados alcançados. O modelo busca reforçar a responsabilidade e a transparência da pesquisa e estimular o desenvolvimento constante.

“O apoio financeiro do programa tem um impacto direto na minha trajetória, pois me permite manter o foco na pesquisa sem a pressão constante de questões financeiras. Saber que tenho condições claras de sustentar minha família, ao mesmo tempo em que desenvolvo meu projeto científico, traz estabilidade, tranquilidade e melhores condições para produzir pesquisa de qualidade”, afirma a cientista brasileira.

Graduada em Engenharia Mecatrônica, Mariane concluiu o mestrado em Neuroengenharia do PPGN do ISD e, logo após, ingressou no doutorado em Neurociências pela Faculdade de Medicina da Universidade Masaryk, em Brno, na República Tcheca, onde atualmente dá continuidade à sua pesquisa.

“O mestrado no ISD teve um papel fundamental na minha formação e foi decisivo para a continuidade da minha carreira científica no exterior, pois me proporcionou uma base sólida em neuromodulação, incluindo o aprendizado de técnicas e aplicações essenciais na área”, reconhece.

Além de Mariane, outros 24 pesquisadores foram contemplados pelo programa no total. O prêmio concedido, no valor de 360 mil coroas tchecas (aproximadamente 100 mil reais) será investido durante três anos no projeto de pesquisa. 

Sobre o ISD

O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

Egressa do ISD é selecionada em programa de incentivo à pesquisa em Brno, na República Tcheca

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia