A disfagia, dificuldade de engolir alimentos ou a própria saliva, é uma condição frequentemente observada em pacientes com Parkinson, causada pelo enfraquecimento ou incoordenação dos músculos usados na deglutição. O Educa Parkinson desta quarta-feira (22) abordou o tema, trazendo orientações e sanando dúvidas dos usuários do Instituto Santos Dumont (ISD).
De acordo com a preceptora fonoaudióloga do Instituto, Ana Maria, as queixas sobre engasgos e acúmulo de saliva têm aumentado na linha de cuidado. “Setenta por cento dos pacientes com Parkinson apresentam disfagia. A prevalência é muito alta, então precisamos estar atentos. Tendo o conhecimento, a gente previne e cria estratégias para evitar um quadro mais sério”, enfatizou.
Entre as consequências da disfagia, está a broncoaspiração, que é quando a saliva ou o alimento ingerido invade as vias respiratórias, podendo causar uma pneumonia ou um quadro de infecção mais grave. Outras complicações são a desidratação, a desnutrição e a dificuldade na administração oral de medicamentos.
A disfagia pode ser congênita ou adquirida após comprometimento neurológico, mecânico ou psicogênico. Em pacientes com Parkinson, pode ocorrer em qualquer estágio evolutivo e piora com o avanço da doença. Além de trazer prejuízos nutricionais e de hidratação, a condição também atrapalha o prazer alimentar e social do indivíduo.
Pacientes e familiares devem estar atentos para prevenir acidentes, principalmente no momento da alimentação. Engasgos frequentes, tosses durante as refeições e perda de peso sem motivo clínico podem ser sinais de alerta. Também é importante manter o paciente hidratado e conhecer as manobras fisioterápicas que podem desobstruir a garganta em caso de engasgo.
O Educa Parkinson reúne mensalmente os pacientes da linha de cuidado do Parkinson para a discussão de temas pertinentes ao seu tratamento e convívio com a doença. O encontro de desta quarta contou com a participação de alunos da Escola Multicampi de Ciências Médicas do RN.
Sobre o ISD
O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.