O Instituto Santos Dumont (ISD) realizou, nos dias 6 e 7 de junho, a I Jornada da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Rio Grande do Norte. O evento aconteceu no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), em Macaíba, reunindo representantes dos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) do estado, além de autoridades do Ministério da Saúde, Ministério do Esporte, da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), pesquisadores e estudantes da área da saúde.
A Jornada teve como objetivo principal fortalecer a rede de cuidados à pessoa com deficiência no estado, por meio de palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos. Durante o evento, os participantes discutiram estratégias de reabilitação, acesso aos serviços de saúde, políticas públicas de inclusão, tecnologias assistivas e o papel do paradesporto na promoção da saúde.
O coordenador-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Arthur Medeiros, destacou a importância da Jornada como um espaço para a articulação da rede e para a troca de experiências entre os prestadores de serviço. “Fazer esse trabalho coletivo fortalece as instituições e garante o que a gente mais precisa, que é a oferta de cuidado qualificado para as pessoas com deficiência do Rio Grande do Norte”, afirmou.
Medeiros também ministrou a aula magna do evento, abordando o funcionamento dos Centros Especializados em Reabilitação e delineando as perspectivas de expansão da rede. Atualmente, o RN dispõe de 12 CERs distribuídos nas sete regionais de saúde. O coordenador-geral ressaltou que o estado foi contemplado no Novo PAC Saúde, do Governo Federal, com mais um centro, que será construído no município de Assú, no Oeste potiguar.
“O Rio Grande do Norte tem uma rede assistencial à pessoa com deficiência muito bem desenhada, mas ainda existem pontos que podem ser melhorados. A Jornada tem um papel importante porque reunimos aqui representantes dos CERs para conversar e entender como podemos cobrir eventuais vazios assistenciais, reduzindo o número de pessoas desassistidas”, analisou Medeiros.
Isadora Lopes, psicóloga do Centro Especializado em Reabilitação de Pau dos Ferros, localizado no Alto Oeste potiguar, destacou a relevância dos debates centrados na família como forma de aprimorar o atendimento aos pacientes. “Vejo que esses debates podem auxiliar no tratamento e na reabilitação dos pacientes que, infelizmente, só conseguem ser atendidos uma vez por semana em nosso centro”, pontuou.
O diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Júnior, afirmou que a Jornada alcançou seu objetivo de unir os CERs em torno da melhoria da qualidade de vida para pessoas com deficiência. Ele expressou confiança no impacto positivo das discussões realizadas durante o evento. “Esses dois dias foram de muita potência. Muitas sementes foram plantadas e eu estou muito convencido que elas germinarão e terão raízes fortes, galhos fortes e vão trazer frutos e sombras que vão impulsionar a garantia de direitos, o acesso à cidadania e o respeito à dignidade humana”.
Trabalhos premiados
A programação da I Jornada da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Rio Grande do Norte também contou com espaço para apresentações de trabalhos científicos, que abordaram desde avanços no atendimento de pessoas com deficiência a iniciativas de inclusão social.
Os trabalhos foram classificados em oito áreas distintas. Os melhores de cada área foram premiados com um certificado. Também foi feita a entrega de uma menção honrosa ao melhor trabalho do evento, intitulado “Abordagem da disfagia no evento ‘Muito Além do Parkinson’, um relato de experiência”, das autoras Esther Honorato, Melissa dos Santos, Natalia de Sousa Leal e Ana Maria Reis.
Sobre o ISD
O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.