Estão abertas as inscrições para o Simpósio de Neuroengenharia, evento promovido anualmente pelo Instituto Santos Dumont (ISD) no município de Macaíba, no Rio Grande do Norte. O evento, que chega a sua décima edição este ano, acontecerá entre os dias 12 e 14 de novembro. A edição de 2024 acontecerá no formato presencial e as inscrições podem ser feitas pela plataforma Congresse.me.
Em uma década de existência, o Simpósio do ISD busca complementar a formação e atuação de pesquisadores e estudantes e estimular a troca de conhecimentos por meio da integração de profissionais de diversas áreas.
Em 2024, a programação do evento abrange palestras relacionadas à interface cérebro-máquina, neuromodulação, processamento de sinais e imagens biomédicas, biomecânica, reabilitação, emoções e outros. O evento terá também apresentações de pôsteres e trabalhos científicos, com premiação para as melhores produções.
A abertura será feita pelo professor da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, Hugo F. Posada-Quintero, que falará sobre a detecção e previsão de doenças, emoções e neurodiversidade utilizando sinais e imagens biomédicas.
Além das palestras, os participantes poderão se inscrever em tutoriais, nos quais passarão por aulas teórico-práticas sobre temas como o uso de interface cérebro-máquina para reabilitação e técnicas de neuromodulação, entre outros.
Em sua décima edição, o evento também contará com uma tour nos laboratórios e instalações do IIN-ELS, com apresentações do Comitê de Ética em Pesquisa e da Comissão de Ética no Uso de Animais do Instituto.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas pela página do Simpósio no site Congresse.me. Os valores são de R$ 50 para estudantes e R$ 100 para profissionais.
SOBRE O ISD
O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.