O Instituto Santos Dumont (ISD) lançou, nesta segunda-feira, 18 de setembro, o edital referente ao processo seletivo da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência (RESPCD). A partir desta seleção, além de profissionais da Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social, a RESPCD passará também a aceitar inscrições de terapeutas ocupacionais, com duas vagas reservadas para esta área de formação. As inscrições podem ser feitas pelo site do ISD (www.isd.org.br), na aba “Ensino” > Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência.
A RESPCD é um curso de Pós-Graduação lato sensu, orientado pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir das necessidades identificadas na realidade local e regional. O programa tem duração de 2 anos, a serem cumpridos em regime de dedicação exclusiva, com carga horária de 60 horas semanais.
Atualmente, a bolsa de trabalho concedida às pessoas aprovadas tem o valor bruto de R$4.106,09. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de outubro. O calendário completo da seleção está disponível no edital.
Ao todo, serão ofertadas 10 vagas no processo seletivo, duas para cada área de formação contemplada pela RESPCD. A seleção acontecerá em três fases, sendo a primeira constituída de uma prova teórica objetiva; a segunda de uma prova prática e a terceira da análise curricular.
Terapia Ocupacional
Na seleção de 2024, a RESPCD passa a receber também profissionais da Terapia Ocupacional, considerando o papel estratégico desses profissionais na habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência, como explica a coordenadora da RESPCD, Lorenna Santiago. “A terapia ocupacional colabora com um olhar especializado em diversos aspectos, dentre eles, na melhora da participação na vida cotidiana e na avaliação ambiental com foco em segurança e independência. Os futuros residentes encontrarão no ISD um terreno fértil para evoluir na atuação interprofissional e na exploração de diferentes tecnologias, assim, esperamos contribuir ainda mais com a qualificação e fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no país.”.
A RESPCD
As atividades da RESPCD são desenvolvidas nas duas unidades do ISD, em Macaíba (RN): o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), a partir do Centro Especializado em Reabilitação ISD (CER ISD). Diariamente, o ISD oferece um transporte fretado, que faz o trajeto entre os municípios de Natal e Macaíba.
O Ministério da Saúde reconhece o ISD como Centro Especializado de Reabilitação IV, que engloba a reabilitação nas áreas auditiva, física, intelectual e visual. A partir do CER ISD, operam diversas linhas de cuidado, com as quais os residentes terão contato direto, como: Doença de Parkinson, Lesão Medular Adulto e Infantojuvenil; Microcefalia; Prematuridade; Neurodesenvolvimento; Bexiga Neurogênica; Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); Epilepsia farmacorresistente; Saúde auditiva; Saúde visual e Paradesporto.
O Programa de Residência do ISD agrega os âmbitos de ensino, pesquisa e extensão, com foco no fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Além do acesso ao ambiente de trabalho das linhas de cuidado do ISD, o (a) residente terá oportunidade de entrar em contato com as atividades e projetos de pesquisa desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em Neuroengenharia do IIN-ELS.
SOBRE O ISD
O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.