O Instituto Santos Dumont (ISD) abriu inscrições para a edição 2026 da Feira de Ciências e Mostras Científicas, em Macaíba, na Grande Natal. Integrante da 23ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o evento traz nesta edição a temática “Ciência Delas” e busca incentivar a pesquisa e a divulgação científica entre alunos do ensino básico do Rio Grande do Norte. O edital completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do ISD.
A programação será realizada na sede do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), uma das unidades do ISD no município. As atividades acontecem nos turnos da manhã e da tarde, divididas em duas etapas. No dia 26 de outubro, ocorrem as Mostras Científicas, com oficinas, minicursos, jogos pedagógicos e experimentos práticos conduzidos por docentes e discentes do próprio ISD. Já nos dias 26 e 27 de novembro será realizada a Feira de Ciências, focada na exposição de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes de escolas públicas e privadas em estandes e pôsteres.
Quem pode participar e como se inscrever
A participação nas Mostras Científicas é aberta a estudantes do Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Técnico. Já para a apresentação de trabalhos na Feira de Ciências podem se inscrever turmas ou alunos individuais do Ensino Fundamental, Médio e Técnico. Ambas as atividades são abertas para escolas das redes pública e privada de todo o Rio Grande do Norte.
Os projetos desenvolvidos para a Feira de Ciências devem abordar temas do cotidiano ou áreas prioritárias indicadas pela organização, como saúde, energia, água, clima, biomas, alimentos e economia. Cada projeto precisa contar com a orientação de um professor ou tutor responsável. Ao final de cada dia de Feira, os trabalhos melhor avaliados por uma comissão científica serão premiados com troféus e medalhas.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela equipe gestora ou corpo docente das escolas (direção, coordenação ou professores), mediante preenchimento do formulário eletrônico oficial do evento, disponível no edital.
Mostras Científicas (oficinas e experimentos): inscrições até 13 de outubro.
Feira de Ciências (exposição de trabalhos e visitação): inscrições até 16 de novembro.
A iniciativa conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT); do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), como parte do Programa Pop Ciência; do Ministério da Educação (MEC), como parte do Programa Escolas Escola em Tempo Integral.
Sobre o ISD
O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social do Poder Executivo Federal, supervisionada pelo Ministério da Educação, com interveniência do Ministério do Esporte. Engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.



