O Instituto Santos Dumont participou do Encontro Anual dos Supervisores dos Centros de Referência Paralímpico Brasileiro 2025, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em Praia Grande, São Paulo.
O evento reuniu supervisores de todo o país, entre os dias 1 e 5 de dezembro, para debater práticas, compartilhar experiências e alinhar diretrizes de trabalho para 2025, com foco no fortalecimento da rede nacional de centros de referência.
O ISD foi representado pela supervisora do Centro de Referência Paralímpico ISD/Macaíba, Fabíola Campos. Durante o encontro, Fabíola falou sobre o processo de implementação de um Centro de Referência Paralímpico em um Centro Especializado em Reabilitação (CER), reforçando a importância da esportiva no processo de reabilitação.
“Dentro de um CER os profissionais de Educação Física são integrados a equipe multiprofissional e entendem que há vários caminhos dentro do esporte. O paradesporto é uma linha de cuidado transversal dentro do nosso CER/ISD e a prática esportiva é oferecida para todos os ciclos da vida visando inclusão, participação, socialização, qualidade de vida e também desenvolvendo atletas para competir”, afirmou Fabíola.
Os Centros de Referência integram o Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021. Atualmente, são 94 polos distribuídos pelo Brasil, que ampliam o acesso ao esporte paralímpico para mais de 10 mil alunos com deficiência.
Sobre o ISD
O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.



