A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) de Macaíba realizou, na semana passada, o II Seminário de Inclusão. O evento teve como tema “Atenção à pessoa com deficiência na sua integralidade” e contou com a participação da preceptora pedagoga do Instituto Santos Dumont (ISD), Luzia Guacira dos Santos Silva, e da preceptora fisioterapeuta e coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência (RESPCD/ISD), Lorenna Santiago.
O Seminário foi aberto com apresentações culturais da Associação dos Pais e Amigos do Excepcionais (APAE) e do grupo do Centro de Convivência de Idosos (CCI) de Macaíba. A equipe da Semtas ainda forneceu informações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A preceptora pedagoga do ISD, Luzia Guacira dos Santos Silva, foi uma das palestrantes e discorreu sobre a inclusão de pessoas com deficiência na elaboração de políticas públicas. “As políticas públicas têm como função a promoção do bem-estar social e de assistência, visando a melhoria na qualidade de vida de cada pessoa com deficiência. Esse bem-estar busca assegurar o acesso delas a programas de seguridade social e garantir as ações de assistência dirigidas também às suas famílias”, explicou.
No evento, os conselheiros-membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD) no município foram empossados. A lei que instituiu a criação do CMDPCD foi promulgada há 16 anos. O Conselho é uma autarquia que possui um importante papel dentro das políticas públicas e que garante a participação da sociedade na administração pública.
Texto: Ricardo Araújo com informações da Assecom Macaíba
Foto: Cedida / Assecom Macaíba
Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.