Na segunda-feira, 12 de junho, o Instituto Santos Dumont (ISD) receberá o lançamento do livro “O Observador Paciente”, escrito por Domingos Sávio, 73 anos, usuário da Linha de Cuidado em Doença de Parkinson do ISD. O evento vai acontecer às 9h, no Espaço de Exposições Nise da Silveira, do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), uma das unidades do ISD em Macaíba.
“O livro traz informações sobre a doença de Parkinson para todos. Não é sobre a patologia, é sobre o comportamento de cada doente em relação a doença. A patologia é difícil para nós. Eu considero que o importante é saber a relação da doença consigo, a relação entre a alma e corpo.”, afirma Domingos Sávio.
Esse é o segundo lançamento de Domingos Sávio, que também é autor do livro “Quando conheci Mr. Parkinson”, que narra sua trajetória nos dois primeiros anos após o diagnóstico da Doença de Parkinson. “O livro tem dois objetivos principais. O primeiro, é dar uma fonte de informação aos pacientes e, o segundo, é ajudar os outros a enfrentar uma doença incurável a partir dos meus relatos de vivência com ela. O livro me ajudou a lidar com a doença e pode ajudar os outros.”, destaca o autor.
SOBRE O ISD
O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao MEC e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.