O Instituto Santos Dumont (ISD) recebe na próxima terça-feira (27) o renomado pesquisador Paul Manger para uma palestra no auditório do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), em Macaíba. A palestra, intitulada “What is the use of comparative brain research?” (Qual é a utilidade da pesquisa comparativa de cérebros?), será uma oportunidade única para estudantes, pesquisadores e profissionais da área de neurociências se aprofundarem em um tema de grande relevância científica.
O evento terá mediação do professor-pesquisador do ISD Felipe Fiuza. A previsão de início é às 15h, com participação aberta para o público externo. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line, disponível no link: https://forms.gle/Kqx8BNeay1uGAMdB7. A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas.
Paul Manger, professor na Escola de Ciências Anatômicas da Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, África do Sul, é um dos principais especialistas mundiais no estudo da evolução das formas cerebrais ao longo de diferentes linhagens filogenéticas. Sua pesquisa se concentra em entender como a evolução molda as diversas formas de cérebros entre diferentes espécies. Desde pequenos mamíferos até os elefantes africanos, Manger já estudou cérebros de mais de 150 espécies, consolidando o primeiro grande banco de cérebros de mamíferos no hemisfério sul.
Com uma trajetória acadêmica notável, o pesquisador é membro da Royal Society of South Africa e autor de mais de 230 artigos em revistas científicas internacionais com revisão por pares, além de 12 capítulos em livros especializados. Sua experiência e conhecimento profundo sobre o tema fazem de sua palestra um evento imperdível para aqueles que desejam entender melhor a complexidade do cérebro humano e as suas comparações com outras espécies.
Em seu artigo “Is 21st Century Neuroscience Too Focussed on the Rat/Mouse Model of Brain Function and Dysfunction?” (A neurociência do século XXI está excessivamente focada no modelo de rato/camundongo para estudo das funções e disfunções cerebrais?), Paul Manger questiona se a neurociência contemporânea não estaria limitando suas descobertas ao se concentrar de forma excessiva em um único modelo animal, deixando de explorar a diversidade de estruturas cerebrais presentes na natureza. Essa provocação, que estará no centro de sua palestra, desafia os pesquisadores a expandirem suas abordagens e a considerarem a rica variação morfológica e funcional dos cérebros de diferentes espécies.
Os interessados em participar da palestra devem se inscrever por meio de um formulário online, disponível no link: https://forms.gle/Kqx8BNeay1uGAMdB7. Não perca esta oportunidade de ampliar seus conhecimentos e discutir ideias com um dos grandes nomes da neurociência contemporânea.
Serviço:
Palestra: “What is the use of comparative brain research?” (Qual é a utilidade da pesquisa comparativa de cérebros?)
Data: 27/08 (terça-feira)
Local: Auditório do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), Macaíba
Inscrições: https://forms.gle/Kqx8BNeay1uGAMdB7
SOBRE O ISD
O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.