ISD recepciona a 5ª turma de Residência Multiprofissional em Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência

Publicado em 4 de março de 2022

O Instituto Santos Dumont (ISD) recepcionou, nesta semana, oito novos residentes do Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência (RESPCD), pioneiro no Brasil na área. Os novos residentes formam a quinta turma e cumprirão jornada semanal de 60 horas/aula pelos próximos dois anos. O Programa é desenvolvido nas unidades do ISD em Macaíba, que são o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), que contempla a interface de atuação conjunta com o Programa de Pós-graduação em Neuroengenharia, também pioneiro no segmento no país.

 

“Nós temos a expectativa de serem residentes que compreendam as competências profissionais no cuidado à saúde da pessoa com deficiência e que, ao longo da formação, encontrem cenários que proporcionem aquisição de autonomia para atuação futura no mercado. Eles vieram muito motivados pela missão institucional com a expectativa de correspondê-los”, declara a preceptora multiprofissional neuropsicóloga e coordenadora das Atividades de Ensino em Saúde do ISD, Samantha Maranhão.

 

A RESPCD é direcionada, por enquanto, a profissionais das áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social, agregando os âmbitos de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo tanto a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), inserido no Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limite. O ISD aguarda liberação de verba para pagamento de bolsas de estudo, junto ao Ministério da Educação, para inclusão de profissionais da Enfermagem e Terapia Ocupacional no programa, o que não tem prazo para ocorrer.

 

Os residentes irão atuar no cuidado à saúde de pessoas com deficiências auditiva, física, intelectual e visual e na assistência a usuários das Clínicas de Epilepsia, Parkinson, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Lesão Medular Infantojuvenil e Adulto, Microcefalia, Prematuridade e Bexiga Neurogênica.

 

Recepção

A nova turma foi recebida com uma programação dividida em atividades de acolhimento promovidas pelos preceptores multiprofissionais do ISD e residentes veteranos, que estão no segundo e último ano do curso. No primeiro dia no Instituto, os ingressantes se apresentaram e explicaram a alguns preceptores e residentes da segunda turma por quais motivos escolheram fazer o programa no ISD.

 

“Nesta primeira semana a gente apresenta aos novos residentes todo o trabalho do Instituto, as duas unidades e suas funções, explica quais são as atividades de ensino e como será a rotina deles ao longo dos próximos dois anos. Assim, tentamos integrá-los a uma nova forma de trabalho, conhecendo o novo ambiente, os preceptores e a atuação multiprofissional do ISD”, explica a coordenadora da Residência Multiprofissional, Lorenna Santiago.

 

Uma das novas ingressantes da Residência, a psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Campus FACISA), Isabelly Oliveira, destaca que foi motivada a cursar a RESPCD por se identificar com a área do programa. “A questão da pessoa com deficiência me sensibiliza bastante por causa da minha irmã que é PCD. A partir disso, comecei a enxergar a importância de fortalecer o cuidado para esse público não só em saúde, mas socialmente, garantindo direitos de acesso a todas as pessoas com ou sem deficiência, à saúde, educação, cultura”.

 

Nesta sexta-feira, 4, os novos residentes conheceram a estrutura do CER ISD, montada no prédio do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita). “Os residentes conheceram o CER IV ISD, que é o principal cenário de atuação deles. Mostramos a atuação do ponto de vista assistencial, multiprofissional, no ensino, pesquisa e educação em saúde para os usuários e comunidade. Nosso objetivo é formar profissionais culturalmente qualificados e competentes para lidar com a saúde da pessoa com deficiência e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, enfatiza Camila Simão, preceptora multiprofissional fisioterapeuta e coordenadora do CER ISD.

 

Residência 

A Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência é oferecida pelo ISD desde 2018. O programa tem como principal campo de atuação o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi e o Centro Especializado em Reabilitação Física, Auditiva, Visual e Intelectual (CER IV), do ISD, além disso, atividades também são desenvolvidas no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS).

 

O Programa de Residência do ISD agrega os âmbitos de ensino, pesquisa e extensão, com foco no fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).O ISD é referência em saúde materno-infantil, da pessoa com deficiência, em neurociências e neuroengenharia.

 

O atendimento à população é oferecido por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e, no CER, engloba pessoas com epilepsia farmacorresistente; Parkinson; Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); Lesão Medular; Microcefalia; Deficiência Auditiva; Prematuridade e Bexiga Neurogênica. Trata-se do primeiro CER do Nordeste do Brasil com atuação integrada a um sistema de pesquisa e inovação por meio de trabalho conjunto com o IIN-ELS.

Texto: Kamila Tuênia e Ricardo Araújo / Ascom – ISD

Foto: Kamila Tuênia / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

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“Nós temos a expectativa de serem residentes que compreendam as competências profissionais no cuidado à saúde da pessoa com deficiência e que, ao longo da formação, encontrem cenários que proporcionem aquisição de autonomia para atuação futura no mercado. Eles vieram muito motivados pela missão institucional com a expectativa de correspondê-los”, declara a preceptora multiprofissional neuropsicóloga e coordenadora das Atividades de Ensino em Saúde do ISD, Samantha Maranhão.

 

A RESPCD é direcionada, por enquanto, a profissionais das áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social, agregando os âmbitos de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo tanto a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), inserido no Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limite. O ISD aguarda liberação de verba para pagamento de bolsas de estudo, junto ao Ministério da Educação, para inclusão de profissionais da Enfermagem e Terapia Ocupacional no programa, o que não tem prazo para ocorrer.

 

Os residentes irão atuar no cuidado à saúde de pessoas com deficiências auditiva, física, intelectual e visual e na assistência a usuários das Clínicas de Epilepsia, Parkinson, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Lesão Medular Infantojuvenil e Adulto, Microcefalia, Prematuridade e Bexiga Neurogênica.

 

Recepção

A nova turma foi recebida com uma programação dividida em atividades de acolhimento promovidas pelos preceptores multiprofissionais do ISD e residentes veteranos, que estão no segundo e último ano do curso. No primeiro dia no Instituto, os ingressantes se apresentaram e explicaram a alguns preceptores e residentes da segunda turma por quais motivos escolheram fazer o programa no ISD.

 

“Nesta primeira semana a gente apresenta aos novos residentes todo o trabalho do Instituto, as duas unidades e suas funções, explica quais são as atividades de ensino e como será a rotina deles ao longo dos próximos dois anos. Assim, tentamos integrá-los a uma nova forma de trabalho, conhecendo o novo ambiente, os preceptores e a atuação multiprofissional do ISD”, explica a coordenadora da Residência Multiprofissional, Lorenna Santiago.

 

Uma das novas ingressantes da Residência, a psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Campus FACISA), Isabelly Oliveira, destaca que foi motivada a cursar a RESPCD por se identificar com a área do programa. “A questão da pessoa com deficiência me sensibiliza bastante por causa da minha irmã que é PCD. A partir disso, comecei a enxergar a importância de fortalecer o cuidado para esse público não só em saúde, mas socialmente, garantindo direitos de acesso a todas as pessoas com ou sem deficiência, à saúde, educação, cultura”.

 

Nesta sexta-feira, 4, os novos residentes conheceram a estrutura do CER ISD, montada no prédio do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita). “Os residentes conheceram o CER IV ISD, que é o principal cenário de atuação deles. Mostramos a atuação do ponto de vista assistencial, multiprofissional, no ensino, pesquisa e educação em saúde para os usuários e comunidade. Nosso objetivo é formar profissionais culturalmente qualificados e competentes para lidar com a saúde da pessoa com deficiência e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, enfatiza Camila Simão, preceptora multiprofissional fisioterapeuta e coordenadora do CER ISD.

 

Residência 

A Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência é oferecida pelo ISD desde 2018. O programa tem como principal campo de atuação o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi e o Centro Especializado em Reabilitação Física, Auditiva, Visual e Intelectual (CER IV), do ISD, além disso, atividades também são desenvolvidas no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS).

 

O Programa de Residência do ISD agrega os âmbitos de ensino, pesquisa e extensão, com foco no fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).O ISD é referência em saúde materno-infantil, da pessoa com deficiência, em neurociências e neuroengenharia.

 

O atendimento à população é oferecido por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e, no CER, engloba pessoas com epilepsia farmacorresistente; Parkinson; Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); Lesão Medular; Microcefalia; Deficiência Auditiva; Prematuridade e Bexiga Neurogênica. Trata-se do primeiro CER do Nordeste do Brasil com atuação integrada a um sistema de pesquisa e inovação por meio de trabalho conjunto com o IIN-ELS.

Texto: Kamila Tuênia e Ricardo Araújo / Ascom – ISD

Foto: Kamila Tuênia / Ascom – ISD

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Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

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