Membros da diretoria do Instituto Santos Dumont (ISD) participaram, nesta segunda-feira (23), de uma série de agendas institucionais em Brasília/DF com o objetivo de apresentar resultados, alinhar estratégias e fortalecer parcerias junto ao Governo Federal. O diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Júnior, e o diretor administrativo, Jovan Gadioli dos Santos, representaram a instituição em compromissos nos ministérios da Educação e do Esporte.
Durante a visita ao Ministério da Educação (MEC), órgão com o qual o ISD mantém um Contrato de Gestão, os representantes da instituição apresentaram os resultados do exercício 2024, que recebeu nota máxima na análise da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Contrato de Gestão (CAACG/MEC).
Na reunião, ocorrida na sede do Ministério, também foram discutidos os principais desafios e objetivos estratégicos para os próximos anos, com destaque para o fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão e expansão das áreas de atuação do ISD. Participaram do encontro o secretário-executivo adjunto Rodolfo de Carvalho Cabral, a diretora de programa Jussara de Luna Batista, a gerente de projeto Jaqueline Ribeiro Silva e o secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino, Gregório Grisa.
Ainda no MEC, a comitiva foi recebida por representantes da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), em reunião voltada aos programas de pós-graduação da instituição. Neste encontro, o ISD sinalizou com a possibilidade de ampliar a disponibilização de cursos de especialização profissional.

Atualmente, o Instituto oferta os pioneiros programas de Pós-Graduação em Neuroengenharia e a Residência Multiprofissional no Cuidado à Pessoa com Deficiência. Além disso, está em fase de análise pela CAPES a proposta de criação de um programa de doutorado em Neuroengenharia e Saúde. Quando aprovada, a iniciativa representará um avanço importante no campo da formação interprofissional, científica e tecnológica voltada à interface entre neurociências e engenharia aplicada à saúde, bem como para a continuidade de pesquisas e manutenção de cientistas no país.
No Ministério do Esporte, o encontro teve como foco a construção de parcerias para o desenvolvimento de ações intersetoriais voltadas ao fortalecimento da linha de cuidado do paradesporto do ISD. A proposta tem como estratégia central a reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência na sociedade por meio do esporte. Estiveram presentes o secretário nacional de Paradesporto, Fábio Augusto Lima de Araújo; o chefe de gabinete, Breno Alves; a coordenadora-geral de Programas e Projetos Paradesportivos, Vânia Tie Koga Ferreira; e a diretora de Parcerias Paradesportivas, Michelle Vinecky.

Ao avaliar a agenda cumprida na capital federal, o diretor-geral Reginaldo Freitas Júnior destacou a importância do fortalecimento contínuo dos canais de diálogo com o Poder Executivo. Segundo ele, iniciativas como essa são fundamentais para manter o alinhamento entre as ações do Instituto e as demandas estratégicas do Estado. “Voltamos para casa com boas notícias, boas ideias, novos e bons desafios. Essa é a missão que abraçamos”, afirmou.
No mesmo sentido, o diretor administrativo do ISD, Jovan Gadioli dos Santos, observou que “as propostas apresentadas durante as reuniões nos Ministérios foram muito bem acolhidas. Esperamos que, a partir da articulação conjunta, tenhamos resultados muito positivos em breve”.
Sobre o ISD
O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.



