Membro do Cetran, usuária do ISD acompanha teste prático de pessoa com deficiência no Detran RN pela primeira vez

Publicado em 1 de outubro de 2024

Nesta segunda-feira (30), Luciana Carla Guedes, membro do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e usuária da linha de cuidado do paradesporto do Instituto Santos Dumont (ISD), acompanhou, pela primeira vez, um teste prático de direção de uma pessoa com deficiência. Luciana, que integra o conselho há quatro meses, tem lesão medular e utiliza cadeiras de rodas para locomoção, sequelas de um acidente automobilístico sofrido em 1994.

Esse acompanhamento é parte das atribuições do Cetran, mas nunca havia sido realizado por uma pessoa com deficiência até então. O intuito é garantir que sejam oferecidas as condições necessárias para a realização do teste pelo PcD. A presença de Luciana representa um marco na inclusão e na representatividade dentro do sistema de trânsito do estado, evidenciando a importância de pessoas com deficiência ocuparem espaços de tomada de decisão.

Durante a observação do teste prático, Luciana destacou a relevância de sua participação para fortalecer o processo de inclusão. “É fundamental que pessoas com deficiência tenham voz ativa nos processos que envolvem a nossa realidade. Estar presente aqui é um passo importante para garantir que nossos direitos sejam respeitados e que o sistema esteja preparado para atender nossas necessidades”, afirmou.

A atividade também foi acompanhada pelo presidente da Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef), Dario Gomes da Silva. Ele reforçou a importância de novos espaços serem ocupados por pessoas com deficiência. “Nós só seremos vistos quando estivermos representados em todos os locais da sociedade. Ter uma pessoa com deficiência acompanhando os testes práticos no Detran é mais um passo para garantir maior inclusão e assegurar os direitos da pessoa com deficiência”, acredita.

O Instituto Santos Dumont, por meio de suas linhas de cuidado, tem contribuído para a qualidade de vida desse público, oferecendo suporte e reabilitação para pessoas com diferentes tipos de deficiência. A participação de Luciana no Cetran reforça o papel transformador do ISD na promoção da autonomia e da inclusão social. “Eu vejo que o ISD foi o caminho para eu chegar até aqui. As palavras de incentivo e a assistência dada no paradesporto fez com que eu enxergasse uma nova possibilidade e me deu forças para estar nessa função que ocupo hoje”, relata.

Sobre o Cetran/RN

O Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) é um órgão normativo e consultivo vinculado ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Ele atua na coordenação e fiscalização das políticas de trânsito em cada estado, além de ser responsável, entre outros, por propor ações que promovam a segurança e a educação no trânsito.

O Cetran também tem a função de garantir a aplicação correta da legislação de trânsito e buscar a inclusão de todos os cidadãos, incluindo pessoas com deficiência, no sistema viário.

Sobre o ISD

O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos localizados em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para uma transformação mais justa e humana da sociedade brasileira.

 

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

Membro do Cetran, usuária do ISD acompanha teste prático de pessoa com deficiência no Detran RN pela primeira vez

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia