Mestrado em Neuroengenharia e o despertar da vida acadêmica

Publicado em 4 de janeiro de 2019

Muitos alunos e alunas que cursam o mestrado em Neuroengenharia do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) vislumbram a continuidade da carreira acadêmica após o término dos estudos em Macaíba (RN). A estrutura curricular do Programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia (PPGN) do IIN-ELS é pensada para desenvolver nos mestrandos, habilidades que lhes façam sistematizar o conhecimento técnico-científico e aplicá-lo nas diversas frentes da Neuroengenharia.

Não raro, após o término do curso alguns mestres seguem o processo natural da vida acadêmica e conseguem ingressar no Doutorado, a fim de aprofundar suas pesquisas em outras Instituições. Em relatório apresentado recentemente pelo Instituto Santos Dumont (ISD) ao Ministério da Educação (MEC), com o qual mantém um Contrato de Gestão, consta que dos oito mestres titulados no ano de 2017, sete atuam como docentes ou estão no doutorado (Dados de 2018.1).

De acordo com a Pesquisadora do IIN-ELS, Mariana Araújo, no PPGN os alunos têm a oportunidade de desenvolver pesquisas com uma equipe multidisciplinar e também realizam diversas atividades que integram a carreira acadêmica: “Além de cursarem as disciplinas e desenvolverem seus projetos de pesquisa, os mestrandos são estimulados a participar de atividades de extensão e organizar eventos científicos, sem falar na rotina de elaboração de textos científicos, apresentações de seminários e trabalhos em congressos. Acredito que no conjunto, essas experiências não só estimulam os alunos, mas também os preparam para seguir na carreira acadêmica”, opina Mariana, que atualmente é a Coordenadora do PPGN/IIN-ELS .

A partir de março de 2019, três egressos do Mestrado em Neuroengenharia do IIN-ELS irão cursar o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A seguir, Ledycnarf de Holanda, Patrícia Moura e Ozair Argentille relembram a importância do Mestrado em Neuroengenharia para esse passo importante em suas trajetórias.

Ledycnarf de Holanda

O IIN-ELS me ajudou não apenas na aprovação do doutorado, mas também a adquirir uma visão crítica sobre o conhecimento, que acredito ser essencial para a nossa formação profissional. O fato de o Instituto nos incentivar e valorizar a nossa participação em atividades de pesquisa e extensão, também contribui muito para isso.

Patrícia Moura

O Mestrado em Neuroengenharia possibilitou a expansão de conhecimento e habilidades adquiridas a partir da união de diversas áreas de conhecimento proporcionadas pelo curso. A partir dele pude me incluir como um agente transformador da sociedade.

Ozair Argentille

O interesse para se buscar novas parcerias, pessoas e visões: o Mestrado em Neuroengenharia me despertou justamente para isso. Assim consegui ter outra mentalidade para a pesquisa, ensino e docência e isso fez com que eu buscasse o doutorado. O Mestrado do IIN-ELS foi um divisor de águas na minha vida profissional e pessoal. Estou mais confiante e seguro para os próximos passos.

Texto:  Ariane Mondo / Ascom – ISD

Fotos: Ascom ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

Mestrado em Neuroengenharia e o despertar da vida acadêmica

Muitos alunos e alunas que cursam o mestrado em Neuroengenharia do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) vislumbram a continuidade da carreira acadêmica após o término dos estudos em Macaíba (RN). A estrutura curricular do Programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia (PPGN) do IIN-ELS é pensada para desenvolver nos mestrandos, habilidades que lhes façam sistematizar o conhecimento técnico-científico e aplicá-lo nas diversas frentes da Neuroengenharia.

Não raro, após o término do curso alguns mestres seguem o processo natural da vida acadêmica e conseguem ingressar no Doutorado, a fim de aprofundar suas pesquisas em outras Instituições. Em relatório apresentado recentemente pelo Instituto Santos Dumont (ISD) ao Ministério da Educação (MEC), com o qual mantém um Contrato de Gestão, consta que dos oito mestres titulados no ano de 2017, sete atuam como docentes ou estão no doutorado (Dados de 2018.1).

De acordo com a Pesquisadora do IIN-ELS, Mariana Araújo, no PPGN os alunos têm a oportunidade de desenvolver pesquisas com uma equipe multidisciplinar e também realizam diversas atividades que integram a carreira acadêmica: “Além de cursarem as disciplinas e desenvolverem seus projetos de pesquisa, os mestrandos são estimulados a participar de atividades de extensão e organizar eventos científicos, sem falar na rotina de elaboração de textos científicos, apresentações de seminários e trabalhos em congressos. Acredito que no conjunto, essas experiências não só estimulam os alunos, mas também os preparam para seguir na carreira acadêmica”, opina Mariana, que atualmente é a Coordenadora do PPGN/IIN-ELS .

A partir de março de 2019, três egressos do Mestrado em Neuroengenharia do IIN-ELS irão cursar o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A seguir, Ledycnarf de Holanda, Patrícia Moura e Ozair Argentille relembram a importância do Mestrado em Neuroengenharia para esse passo importante em suas trajetórias.

Ledycnarf de Holanda

O IIN-ELS me ajudou não apenas na aprovação do doutorado, mas também a adquirir uma visão crítica sobre o conhecimento, que acredito ser essencial para a nossa formação profissional. O fato de o Instituto nos incentivar e valorizar a nossa participação em atividades de pesquisa e extensão, também contribui muito para isso.

Patrícia Moura

O Mestrado em Neuroengenharia possibilitou a expansão de conhecimento e habilidades adquiridas a partir da união de diversas áreas de conhecimento proporcionadas pelo curso. A partir dele pude me incluir como um agente transformador da sociedade.

Ozair Argentille

O interesse para se buscar novas parcerias, pessoas e visões: o Mestrado em Neuroengenharia me despertou justamente para isso. Assim consegui ter outra mentalidade para a pesquisa, ensino e docência e isso fez com que eu buscasse o doutorado. O Mestrado do IIN-ELS foi um divisor de águas na minha vida profissional e pessoal. Estou mais confiante e seguro para os próximos passos.

Texto:  Ariane Mondo / Ascom – ISD

Fotos: Ascom ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia