Mestrandos do Programa de Pós-graduação em Neuroengenharia do Instituto Santos Dumont (PPGN ISD) participaram do Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica (CBEB 2024), realizado entre os dias 2 e 6 de setembro em Ribeirão Preto/SP. O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, reuniu pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o país para discutir inovações tecnológicas e avanços científicos no campo da saúde.
As discussões se concentraram no tema: “Integrando Ciência, Tecnologia e Inovação para uma Prática Clínica Acessível e Sustentável”. Ao longo do congresso, os estudantes do ISD apresentaram projetos e resultados de pesquisas em neuroengenharia, que abordam estudos nos campos de neurorreabilitação, tecnologias assistivas e pesquisa translacional, reforçando o caráter multidisciplinar da Engenharia Biomédica.
As apresentações geraram debates enriquecedores e fortaleceram a troca de experiências com pesquisadores e profissionais do Brasil e do exterior. “A participação no CBEB foi inspiradora. Pude construir uma nova visão sobre o desenvolvimento de tecnologias médicas no Brasil, além da oportunidade de conhecer vários pesquisadores dedicados ao avanço da ciência”, afirma Gustavo Maciel, estudante do mestrado que participou do evento.
Além de apresentar seus estudos, os alunos também tiveram a oportunidade de assistir a palestras de grandes nomes da engenharia biomédica, ampliando seus conhecimentos sobre as tendências futuras da área.
A presença dos mestrandos no CBEB 2024 reflete o compromisso do ISD em formar profissionais capacitados, engajados com os avanços científicos e a inovação multiprofissional. “Eventos como esse são fundamentais para que nossos pós-graduandos cresçam tanto academicamente quanto profissionalmente, além de apresentarem o resultado de pesquisas realizadas no mestrado em Neuroengenharia”, destaca o gerente do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), Edgard Morya.
O que é a Engenharia Biomédica?
A engenharia biomédica é um campo interdisciplinar que integra princípios de engenharia e tecnologia com as ciências biológicas e da saúde para desenvolver soluções inovadoras para problemas médicos. Engenheiros biomédicos trabalham na criação de dispositivos médicos, próteses, sistemas de diagnóstico, tecnologias de imagem e terapias que melhoram a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, além de contribuir para a reabilitação e monitoramento de pacientes. Esse ramo da engenharia tem um papel crucial no avanço da medicina, promovendo a saúde e o bem-estar por meio de inovações tecnológicas.
Sobre o ISD
O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos localizados em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.