O Instituto Santos Dumont (ISD) participou, entre os dias 2 e 6 de novembro, da “WHO International Academic Conference on Caregiver Skills Training (CST) for Children with Developmental Delays and Disorders”, realizada em Chongqing, na China, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O evento reuniu representantes de diversos países para discutir estratégias de cuidado e formação de cuidadores de crianças com atrasos no desenvolvimento ou deficiências.
O ISD foi representado pelo diretor-geral, Reginaldo Freitas Júnior, e pela coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação (CER ISD), Camila Simão. A instituição participou de uma apresentação conjunta com o coordenador-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Arthur Medeiros, sobre as iniciativas de estimulação precoce desenvolvidas no Brasil, com destaque para as práticas implementadas pelo ISD.
Durante a conferência, os representantes do instituto também participaram de uma roda de discussão sobre o tema, compartilhando experiências bem-sucedidas no cuidado a crianças com deficiência, baseadas no Projeto Terapêutico Singular (PTS) e no cuidado centrado na pessoa e na família, um dos pilares da atuação do ISD no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Júnior, a participação na conferência representa um marco para o fortalecimento da cooperação entre o Brasil e a OMS em ações voltadas ao desenvolvimento infantil.
“Nosso sonho é um Brasil onde todas as pessoas com deficiência possam atingir seu pleno potencial de desenvolvimento humano e de exercício da cidadania. Para isso se tornar realidade, o cuidado efetivo precisa ser garantido desde a gestação, sendo a infância a grande janela de oportunidade para promoção desse desenvolvimento”, afirmou.
O Brasil foi um dos países convidados a apresentar suas perspectivas sobre a implementação do CST (Treinamento de Habilidades para Cuidadores), um programa global desenvolvido pela OMS. Para Arthur Medeiros, coordenador-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, a presença do país no evento foi essencial para o fortalecimento da iniciativa.
“A participação do Brasil na conferência aqui na China foi fundamental, pois, além de apresentarmos as perspectivas para a implementação do programa no país, também pudemos conhecer as experiências de outros países como China, Itália, Malásia, Vietnã, Argentina e Sri Lanka. Essa troca de experiências é fundamental para a qualificação do projeto de implementação, considerando que o início da formação dos primeiros Master Trainers no país acontecerá agora em novembro, pela equipe da OMS.”
A coordenadora do CER ISD, Camila Simão, destacou que a participação permitiu ampliar o conhecimento sobre diferentes estratégias de estimulação precoce adotadas internacionalmente. “Esse evento foi muito importante para entender como o CST está sendo implementado mundialmente para promover a estimulação precoce o mais cedo possível. Foi muito importante principalmente para gente que vai implementar, junto com o Ministério da Saúde, o CST a nível nacional. Entendemos quais são os desafios e quais as estratégias que podem ser adotadas para garantir o sucesso do programa”.

O principal objetivo dessa parceria entre o ISD, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde é promover, a partir de 2026, formações em CST voltadas a profissionais do SUS, em todo o país.
O que é o CST
O treinamento de habilidades para cuidadores de crianças com atrasos no desenvolvimento ou deficiências (CST, na sigla em inglês) visa fornecer aos cuidadores habilidades que eles possam usar em casa para melhorar o envolvimento da criança em atividades e a comunicação, além de promover comportamentos positivos e habilidades para a vida diária. O programa é desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde em diversos países.
O treinamento ensina técnicas baseadas em evidências para que os cuidadores possam estimular a comunicação, o brincar e a interação social das crianças, além de fortalecer o vínculo afetivo e reduzir o estresse familiar.
“Esse treinamento de habilidades para cuidadores voltado para famílias de crianças com atraso no desenvolvimento ou deficiência é uma estratégia muito poderosa para aumentar a capacidade desses cuidadores de promover o desenvolvimento e o bem-estar das crianças, o que, na verdade, amplia o alcance da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência”, explica Reginaldo Freitas Júnior. “É possível e viável fazer isso por meio de rotinas do brincar e da estruturação de atividades diárias, que podem ser incorporadas aos conteúdos que já fazem parte da realidade dos nossos serviços, no SUS”.
Sobre o ISD
O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.



