Natal será uma das 105 cidades brasileiras a receber a segunda edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2025, um dos maiores eventos de difusão do Movimento Paralímpico no país. A expectativa é que cerca de 200 crianças e jovens, com idade entre 7 e 20 anos, participem da ação, que acontece no próximo sábado (20), véspera do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no Ginásio do DED, em Lagoa Nova.
Para participar, é necessário realizar inscrição prévia por meio de formulário online (clique aqui para acessar). O Festival Paralímpico proporciona a crianças e jovens com e sem deficiência a vivência em modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica, bem como difunde o Movimento Paralímpico por todo o território nacional.
Nesta edição em Natal, os participantes poderão experimentar as modalidades de bocha, tiro com arco e vôlei sentado. A ação é promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e conta, na capital potiguar, com o apoio do Instituto Santos Dumont (ISD), por meio do Centro de Referência Paralímpico ISD/Macaíba.
Realizado pela primeira vez em 2018, o Festival Paralímpico reuniu, naquela ocasião, mais de 7 mil crianças em 48 locais. Em 2025, a primeira edição ocorreu em julho, mobilizando simultaneamente mais de 20 mil participantes em todo o país.
Serviço
Festival Paralímpico Loterias Caixa 2025
Local: Ginásio do DED – Presépio de Natal (Av. Prudente de Morais – Lagoa Nova, Natal)
Horário: 8h às 12h
Inscrições: clique aqui para acessar o formulário
Público: crianças e jovens entre 7 e 17 anos (com ou sem deficiência)
Modalidades: bocha, tiro com arco e vôlei sentado
Vagas: 200
Sobre o ISD
O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.



