O que acontece com o cérebro de quem não ouve? Como controlar o joelho com sensores inerciais? Como o cérebro escuta? Como a realidade virtual pode proporcionar inclusão de Pessoas com Deficiência à sociedade? Essas e outras perguntas são respondidas em vídeos e resumos no Neurotalks, um espaço on-line e gratuito de divulgação científica lançado pelo Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, do Instituto Santos Dumont (IIN-ELS/ISD) no final de dezembro. O conteúdo pode ser acessado no site do ISD e no canal Instituto Santos Dumont no YouTube.
O objetivo da plataforma é apresentar ideias e motivações de pesquisas neurocientíficas. A iniciativa foi lançada no início de dezembro com a seleção de propostas e trabalhos a serem apresentados abordando temas diversos da neurociência. Os vídeos e resumos aprovados são de autoria de alunos e ex-alunos do mestrado em Neuroengenharia do IIN-ELS/ISD e da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência, no entanto, a expectativa é de que a plataforma continue recebendo trabalhos de alunos e pesquisadores também de outras instituições.
Os autores dos trabalhos já divulgados no NeuroTalks desenvolvem pesquisas através do Mestrado em Neuroengenharia e da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência, programas de pós-graduação pioneiros no Brasil. Entre os temas desenvolvidos estão realidade virtual aumentada, cognição, neurociência computacional, inteligência artificial, tecnologia assistiva e neuroanatomia quantitativa.
Vídeos
No site e no canal do ISD no Youtube já estão disponíveis 15 vídeos. Entre os títulos dos trabalhos abordados estão: realidade virtual e bocha olímpica, estimulação transcraniana na doença de Parkinson, técnicas neuroanatômicas, eletrofisiologia e neurociências, síndrome congênita do vírus Zika e a bexiga.
Informações sobre as pesquisas foram submetidas virtualmente através de formulários e analisadas por uma banca de professores do IIN-ELS. Os vídeos das propostas aprovadas podem ser acessados aqui.
Para o gerente do IIN-ELS e coordenador de pesquisas do Instituto, Edgard Morya, a iniciativa é inovadora e funciona como um ‘congresso permanente’. “O NeuroTalks é uma plataforma de divulgação científica parecida com um congresso, o que muda é que não precisamos esperar o ano inteiro para conhecer trabalhos inovadores, é uma espécie de congresso virtual e permanente onde serão apresentadas pesquisas de diversos temas dentro da neurociência”, explica Morya, que prevê abertura de novas seleções de propostas para o Neurotalks em 2021.
Desde 2013, o IIN-ELS oferece o primeiro curso de Mestrado em Neuroengenharia do Brasil. O Programa de pós-graduação é gratuito, tem duração de 24 meses e processos seletivos que ocorrem duas vezes ao ano. Para a próxima turma, as inscrições seguem abertas até 21 de janeiro (confira o edital).
Reabilitação, interface cérebro-máquina, próteses e órteses, doenças neurodegenerativas e neurociência computacional são alguns dos principais eixos temáticos de pesquisas desenvolvidas no Instituto.
Texto: Kamila Tuenia / Estagiária de Jornalismo / Ascom – ISD
Edição: Renata Moura – Jornalista
Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.