O Instituto Santos Dumont (ISD), Organização Social localizada em Macaíba (RN), teve aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) um projeto na Chamada Universal, um dos processos seletivos mais concorridos da agência. A iniciativa prevê o desenvolvimento de sistemas inteligentes e intervenções baseadas em jogos sérios e neurofeedback para apoiar o diagnóstico precoce e o treino cognitivo de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O financiamento aprovado é de R$ 226 mil.
O projeto, intitulado “Desenvolvimento de Sistemas Inteligentes e Intervenção com Jogos Sérios e Neurofeedback para o Diagnóstico e Treino Cognitivo em Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo”, é coordenado pelo professor-pesquisador Denis Delisle-Rodriguez, com participação do também professor-pesquisador Gabriel Vasiljevic e das preceptoras neuropsicólogas Caroline Leôncio, Samantha Maranhão e Luana Metta, todos do ISD.
A proposta busca criar um sistema de baixo custo para o diagnóstico do TEA utilizando avanços da inteligência artificial, ao mesmo tempo em que explora alternativas terapêuticas lúdicas — como jogos e interfaces cérebro-computador — para estimular habilidades cognitivas, especialmente atenção e comunicação verbal, em crianças com autismo.
O projeto envolve ainda uma rede de dez pesquisadores, sendo três internacionais: Hugo Quintero (University of Connecticut, EUA), Paul Constable (Flinders University of South Australia, Austrália) e Tom Chau (University of Toronto, Canadá). No Brasil, somam-se aos pesquisadores do ISD as professoras Monilly Melo (UFCG) e Kely Pereira (UFES) e os professores Anibal Atencio (UFES) e Alan Floriano (IFPR).
De acordo com Denis Delisle-Rodriguez, coordenador do projeto, “o valor aprovado permitirá consolidar a infraestrutura da pesquisa e a rede colaboração com grupos de pesquisas nacionais e estrangeiros, avançando em soluções tecnológicas em benefícios de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo, fomentando o conhecimento em tópicos de grande interesse aos alunos do Programa de Pós Graduação em Neuroengenharia do ISD e de iniciação científica”. Parte do investimento também apoiará instituições parceiras em fase de consolidação.

Atualmente, o grupo do ISD já desenvolve interfaces cérebro-computador aplicadas em testes laboratoriais, voltadas ao aprimoramento da atenção e da comunicação verbal, com apoio de abordagens como a musicoterapia. Com o novo financiamento, a expectativa é iniciar em breve as primeiras intervenções clínicas, além de avançar no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no diagnóstico precoce do transtorno.
Sobre o ISD
O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.



