Em seu último dia oficialmente como Reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Professora Ângela Maria Paiva Cruz, foi homenageada pela diretoria do Instituto Santos Dumont (ISD) antes de deixar o cargo. Ela finaliza o segundo mandato marcando a história da UFRN por ser a primeira Reitora da Instituição, tendo iniciado a primeira gestão em 2011 e a segunda, em 2015. Graduada em Matemática, Mestra em Filosofia e Doutora em Educação, ela também ocupou lugar de destaque no âmbito educacional brasileiro ao presidir a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) entre 2016 e 2017. Em seus discursos e entrevistas, Ângela sempre ressaltou a importância do fazer coletivo na rotina das universidades federais. Em outubro de 2018, por ocasião do aniversário de 10 anos do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), a Professora também foi homenageada na galeria “Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser”, na qual figuram diversas mulheres potiguares pioneiras em várias áreas de atuação (álbum de fotos e detalhes AQUI).
No dia 27 de maio, em um de seus últimos compromissos ainda como Reitora, ela recebeu das mãos de Reginaldo Freitas Júnior, Diretor-Geral do Instituto Santos Dumont (ISD), uma placa de homenagem, onde se lê a seguinte mensagem:
Na ocasião, ela se disse muito feliz pelo funcionamento do ISD que, em suas palavras, promove pesquisa, inovação e inclusão. A Professora revisitou em sua fala o início do contato com o Instituto: “Eu lembro com muita satisfação e muita alegria de ter participado do processo de implantação desse projeto do Instituto Santos Dumont que eu sempre considerei de grande relevância para o estado do Rio Grande do Norte e para a UFRN”.
A Universidade é a principal parceira institucional das ações de ensino para as profissões da saúde do ISD e por meio do Termo de Convênio nº 5798.11.0117 o Instituto realiza diversas de suas atividades, especialmente atuando na formação de alunos da graduação e pós-graduação da UFRN por meio de estágios curriculares obrigatórios. Entre 2014 e 2018 o ISD recebeu 1.146 alunos de graduação e 149 residentes para vivências no CEPS Anita Garibaldi, em Macaíba, que funciona como centro de saúde escola para a formação das profissões da saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Centro (de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi) é um orgulho para o Rio Grande do Norte. Os alunos com quem converso ficam surpreendidos, porque não imaginavam que no Rio Grande do Norte, no período da formação deles, iriam encontrar a sistemática do ensino, da pesquisa e da assistência. Esse não é meu depoimento, é depoimento dos estudantes”, enfatizou a Reitora.
Ao fim da reunião, Ângela disse que termina a gestão de oito anos com a sensação de ter contribuído para a evolução da área de neurociências a partir da presença e da atuação do Instituto Santos Dumont.
Texto e fotos: Ariane Mondo / Ascom – ISD
Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.