Representantes do Instituto Santos Dumont destacam tecnologias assistivas e atuação multiprofissional no Reatech 2024

Publicado em 22 de novembro de 2024

Os avanços em tecnologias assistivas e a relevância da atuação multiprofissional no cuidado à pessoa com deficiência foram os destaques das apresentações realizadas por representantes do Instituto Santos Dumont (ISD) durante o Congresso de Medicina Física e Reabilitação (Reamed), realizado na Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação (Reatech), em São Paulo/SP. O evento reuniu especialistas e profissionais da área para discutir inovações e desafios no campo da reabilitação.

Edgard Morya, gerente do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), abordou o papel das tecnologias assistivas no processo de reabilitação. Em sua apresentação, destacou os avanços nos implantes periféricos e espinhais capazes de realizar estimulação elétrica funcional (FES) e estimulação da medula espinhal. 

“Essa inovação tecnológica assistiva corrobora para um processo de fisioterapia e reabilitação mais personalizado e efetivo para a recuperação do paciente. Para o Brasil atingir o que chamamos de Saúde 5.0, precisamos alinhar o desenvolvimento tecnológico com o trabalho dos profissionais de saúde. Sem essa interação, a reabilitação torna-se deficitária e a tecnologia não cumpre seu objetivo de proporcionar autonomia e qualidade de vida às pessoas”, explicou Morya.

Já Lilian Lisboa, gerente do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), destacou a importância de uma abordagem multiprofissional e integral no cuidado à pessoa com deficiência. Em sua fala, ressaltou a necessidade de ampliar a formação crítica e reflexiva dos profissionais que atuam nos Centros Especializados em Reabilitação (CER) e de sensibilizar a comunidade sobre a importância de uma perspectiva sobre as deficiências não-aparentes, como a bexiga e intestino neurogênicos. 

“É essencial abordar também as disfunções urinárias e evacuatórias, muitas vezes negligenciadas ou desconhecidas, que podem causar danos irreparáveis à saúde do paciente, como a falência renal. O cuidado integral, aliado a uma atuação multiprofissional, é fundamental para garantir qualidade de vida e evitar complicações graves”, destacou.

Além das apresentações sobre tecnologias assistivas e atuação multiprofissional, a supervisora do Centro de Referência Paralímpico ISD/Macaíba, Fabíola Campos, destacou os resultados promissores da inclusão do paradesporto como parte do cuidado clínico a pessoas com deficiência. Desde 2023, o ISD tem integrado práticas esportivas ao tratamento de pacientes atendidos por suas diversas linhas de cuidado, demonstrando benefícios físicos, emocionais e sociais para os participantes. Fabíola também apresentou um aplicativo inovador desenvolvido por pesquisadores do ISD, projetado para otimizar o desempenho de paratletas do arremesso de peso. 

O Reatech 2024 proporcionou um espaço de rica troca de conhecimentos, permitindo que os profissionais do ISD compartilhassem suas experiências e reforçassem seu compromisso com a inovação e o cuidado integral na reabilitação. A participação reafirma o papel do ISD como referência no ensino e na pesquisa em neurociências, na reabilitação e na formação multiprofissional.

Sobre a Reatech
A Reatech é uma das maiores feiras do mundo voltadas para inclusão, acessibilidade e reabilitação, reunindo tecnologias, serviços e debates que impactam diretamente a vida de pessoas com deficiência e seus cuidadores. Dentro da programação da feira, o Reamed se consolida como um espaço técnico e científico, promovendo discussões sobre práticas inovadoras e desafios na medicina física e reabilitação, com a participação de especialistas renomados de diversas áreas.

Sobre o ISD

O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

Representantes do Instituto Santos Dumont destacam tecnologias assistivas e atuação multiprofissional no Reatech 2024

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia