Profissionais do Instituto Santos Dumont (ISD) e das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Macaíba discutiram, nesta quinta-feira, 3 de agosto, formas de melhorar a qualidade do cuidado prestado ao público infantil nos serviços de Atenção Primária em Saúde. No encontro, foram apresentadas formas de organização que podem tornar os atendimentos mais efetivos, além de escalas de avaliação comportamental e de desenvolvimento.
O encontro faz parte do calendário de atividades de Educação Permanente em Saúde promovidas pelo ISD com as equipes de ESF. No ciclo de 2023, já aconteceram atividades sobre saúde da mulher, e novos encontros com foco na atenção à saúde da pessoa com deficiência devem acontecer até o fim do ano.
As pautas dos encontros são definidas a partir de demandas e fragilidades reais apontadas pelos próprios profissionais, que envolvam áreas de atuação do ISD, de modo que a instituição possa contribuir para fortalecer a rede de atenção em saúde.
Na atividade promovida na quinta-feira, o objetivo foi ampliar o olhar dos profissionais da Atenção Primária em Saúde para sinais que possam aperfeiçoar o cuidado prestado às crianças, envolvendo não apenas elas, mas suas famílias, essenciais no desenvolvimento infantil. “Essas escalas avaliam as crianças de acordo com faixa-etária. A partir de perguntas simples, conseguimos fortalecer a assistência à criança na ponta, tratando de detalhes que vão permitir identificar questões que necessitam de maior atenção ou encaminhamentos de forma precoce”, explica a preceptora pediatra do ISD, Sabrinna Machado.
A enfermeira Renata Raianny, que integra uma das equipes que participaram da atividade de educação permanente, destaca que a atividade contribui principalmente para o desenvolvimento de um olhar mais atento e diferenciado para o público infantil. “Contribui muito no olhar diferenciado tanto para as crianças, como para as mães. A gente passa a fazer algumas medições de forma mais precisa, por exemplo, e assim conseguimos dar melhores orientações para essa família sobre os cuidados com a criança”, destaca.
Médica residente em Medicina de Família e Comunidade pelo Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN), Taís de Moura Silva destaca a importância da aplicação das escalas para melhor compreensão do desenvolvimento infantil. “Essas escalas são muito importantes para nós, que atuamos na Atenção Primária. Nós que somos médicos generalistas não temos uma noção tão boa de desenvolvimento quanto o pediatra. Ter conhecimento e acesso a essas ferramentas que são apresentadas no ISD, que eu, por exemplo, não vi ao longo de meus seis anos de faculdade, é essencial para a educação médica”, afirma a profissional.
SOBRE O ISD
O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.