O Instituto Santos Dumont inicia nesta segunda-feira (11) – no feed e no stories do Instagram e do Facebook – a série “ISD contra a Covid-19”, um conjunto de perguntas e respostas para desvendar, com base na ciência e em fontes oficiais, as questões mais comuns relacionadas à doença causada pelo novo coronavírus.
A série é produzida por alunos do mestrado em neuroengenharia e faz parte de uma linha de produção sistemática de conteúdos estruturada no Instituto para promover educação em saúde e reforçar a disseminação de informações verificadas sobre o momento, combater a desinformação e o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) chamou de infodemia.
Todos os materiais serão publicados no site www.institutosantosdumont.org.br, na aba Covid-19, e podem ser baixados e reproduzidos.
O que é coronavírus, qual é o período de incubação da COVID-19, o que fazer diante de sintomas como tosse e febre e quando procurar o hospital estão entre as primeiras questões respondidas. Clique abaixo para ampliar as imagens:
“O objetivo é aproveitar a proximidade dos alunos com a pesquisa científica e fazer as informações ficarem mais acessíveis à população, com linguagem objetiva e simples”, diz o coordenador de pesquisas do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), do ISD, Edgard Morya.
Mestrado em neuroengenharia
Em operação desde o ano 2006, o IIN-ELS desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em neurociências e neuroengenharia, centradas em duas linhas temáticas principais: interface cérebro-máquina e neuromodulação.
O mestrado em neuroengenharia do Instituto, o primeiro do Brasil nesse campo do conhecimento, foi aprovado em 2013, atraindo profissionais procedentes de áreas como fisioterapia, engenharia biomédica, psicologia, biomedicina, ciência da computação, engenharia da computação, engenharia elétrica e outras, como biotecnologia, medicina, ciências biológicas, engenharia civil, engenharia de controle e automação, engenharia química e fonoaudiologia.
O levantamento de informações para a série sobre a Covid-19 se baseia em artigos científicos e em fontes oficiais, como a OMS. Além desses conteúdos, no rol produzido pelo ISD sobre a pandemia figuram informativos, cartilhas, vídeos, folders e ilustrações elaborados pela equipe multiprofissional do Instituto – que inclui desde médicos obstetras, infectologistas e profissionais de fisioterapia e enfermaria, até preceptores e alunos da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência, das áreas de psicologia, fonoaudiologia, serviço social e fisioterapia.
Os temas abordados vão desde como identificar sintomas da doença, até mudanças práticas em serviços do dia a dia, cuidados a serem adotados e atividades de integração e lazer para uma rotina saudável em tempos de quarentena. A produção é discutida e elaborada por meio de trabalho remoto. Todo o conteúdo está disponível na página institutosantosdumont.org.br/covid-19., na aba “Materiais Educativos ISD: Covid-19”.
O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social do governo federal vinculada ao Ministério da Educação.
*Texto atualizado em 12/05/2020 para acréscimo de informações.
Texto: Renata Moura / Ascom – ISD
Artes: Mestrado em Neuroengenharia do ISD
Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.