O SIG (Special Interest Group, ou Grupo de Interesse Especial) Re(h)abilitar é um projeto de educação permanente em saúde, promovido pela Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), coordenado pelo Instituto Santos Dumont (ISD) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da Unidade de e-Saúde da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC). O projeto realiza sessões colaborativas nas quais os pesquisadores e profissionais de saúde das instituições da rede se reúnem virtualmente para discutir temas de ensino, pesquisa e assistência, gestão e avaliação remota.
No primeiro semestre de 2019 houve seis reuniões com o tema do ano: Doença de Parkinson. Lílian Lisboa, Gerente do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), destaca que o SIG Re(h)abilitar destina-se ao cuidado ampliado motivado pelas vivências na Clínica de Parkinson oferecida pelo CEPS Anita Garibaldi por meio do Centro Especializado em Reabilitação (CER III). “O SIG Re(h)abilitar constitui-se como um importante canal de interseção do ensino e pesquisa com várias Instituições. O objetivo desta ferramenta é integrar profissionais, pesquisadores e usuários que tenham interesse na Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência fortalecendo ações da equipe que possibilitem transformações de práticas técnicas e sociais centrada na resolutividade de problemas”, explica Lílian. O Re(h)abilitar está articulado com o CER III e o Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência (RMCSPD).
A fisioterapeuta e Coordenadora do RMCSPD, Lorenna Santiago, ressalta a importância do caráter de integração do projeto. “Nesse primeiro semestre tivemos participação e engajamento de instituições de todas as regiões do Brasil, e essas reuniões têm promovido articulação de diversos pesquisadores, profissionais da saúde e estudantes que atuam na área de reabilitação. Essa experiência tem sido muito proveitosa para todos os participantes, pois tem facilitado o compartilhamento de experiências clínicas e científicas o que fortalece uma atuação centrada na pessoa.”
Histórico
Com início em 23 de fevereiro de 2018, o projeto idealizado pelo ISD em parceria com UFRN teve sua aula inaugural, acompanhada por profissionais do Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia e Amazonas.
As áreas contempladas pelo projeto são habilitação e reabilitação auditiva, motora e intelectual e cognitiva com ênfase nas clínicas de Microcefalia, Lesão Medular adquirida ou congênita, Parkinson, Epilepsias e Transtornos do Neurodesenvolvimento, tal como o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Interessados externos podem acompanhar as reuniões através deste link, sendo necessário estar em uma conexão de banda larga e possuir um dispositivo de áudio.
Veja abaixo a agenda do SIG Re(h)abilitar 2019
Temática Central: Doença de Parkinson.
Período: De Fevereiro a Novembro de 2019.
Horário: Última sexta-feira de cada mês, das 11h às 12h30 (Hora de Brasília). Obs.: Excepcionalmente nos meses de junho e novembro teremos duas reuniões.
Data, Hora | Tema | Convidados |
22/02/2019 | SIG Re(h)abilitar: cenário atual local e perspectivas futuras de atenção à DP no Brasil. Apresentação da Proposta do SIG Re(h)abilitar + Apresentação das atividades em Parkinson no IIN-ELS + Apresentação da Clínica do CEPS + Conhecendo e articulando os grupos de Doença de Parkinson no BR: Rede AMPARO (FMUSP) | Ministrantes: Marília Pinheiro (CEPS/ISD) Hougelle Simplício (IIN-ELS/ISD) Maria Elisa Piemonte (FMUSP) Moderadora: Lorenna Santiago (ISD) |
29/03/2019
| Como reconhecer Doença de Parkinson e Parkinsonismo Atípico. | Ministrante: Clécio Godeiro Jr. (UFRN) Moderador: Marília Pinheiro (ISD) |
26/04/2019 | Distúrbios do sono e fadiga na Doença de Parkinson: acompanhamento e tratamento. | Ministrante: Suzana Schonwald (HCPA) Moderadora: Miliana Galvão (ISD) |
31/05/2019 | Progressão sintomática e nos cuidados à voz, fala e deglutição na Doença de Parkinson. | Ministrante: Giovana Diaféria (UNIFESP/ Associação Brasil Parkinson) Moderadora: Marília Pinheiro (ISD) |
14/06/2019 | Neuroestimulação não invasiva como recurso terapêutico na Doença de Parkinson | Ministrante: Suellen Andrade (UFPB) Moderadora: Hougelle Simplicio (ISD) |
28/06/2019 | Cuidado centrado no paciente: o modelo da CIF como norteador para construção do Plano Terapêutico Singular na Doença de Parkinson. | Ministrante: Maria Elisa Piemonte (FMUSP) Moderadora: Thays Brígido (ISD) |
26/07/2019 | Distúrbios cognitivos e psiquiátricos na Doença de Parkinson: acompanhamento e tratamento. | Ministrante: Euglena Lessa (UNP) e Joisa Araújo (ISD) Moderadora: Joisa Araújo (ISD) |
30/08/2019 | Avaliação e manejo dos distúrbios da marcha e instabilidade postural na Doença de Parkinson. | Ministrante: Tatiana Ribeiro (UFRN) Moderadora: Lorenna Santiago (ISD) |
27/09/2019
| Manejo dos distúrbios vesicais e intestinais na Doença de Parkinson. | Ministrante: Lilian Lisboa (ISD) Moderadora: Aneilma Azevedo (ISD) |
25/10/2019 | Quando a doença avança: cuidados paliativos na Doença de Parkinson. | Ministrante: Michelle Tosin (UFF) Moderador: Joisa Araújo (ISD) |
08/11/2019 | O que a Legislação garante: direitos na Doença de Parkinson. | Ministrante: Márcio Gouvêa (Presidente da Associação Capixaba de Parkinson) Moderador: Alexandra Lima (ISD) |
29/11/2019 | Seleção de instrumentos de medida e desenhos de estudos clínicos para intervenções na Doença de Parkinson + Encerramento. | Ministrante: A confirmar Moderador: Hougelle Simplicio (ISD) |
Texto: Dandarah Filgueira / Estagiária de Jornalismo
Ascom – ISD
Fotos: Acervo Pessoal /
Ariane Mondo / Ascom – ISD
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Instituto Santos Dumont (ISD)
Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.