Os desafios que permeiam a assistência à pessoa com deficiência e formulação de políticas públicas voltadas para esse público foram tema de três dias de debates e diálogos no I Simpósio da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Nordeste, realizado nos dias 8, 9 e 10 de junho, em Natal e em Macaíba, no Rio Grande do Norte.
Promovido pelo Instituto Santos Dumont (ISD), em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte e com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o evento contou com a participação de profissionais da saúde, educação e assistência, estudantes, representantes dos Ministérios da Saúde e do Esporte, usuários de serviços de saúde e seus familiares e cuidadores.
A programação do encontro incluiu palestras e mesas-redondas com temas como a intersetorialidade, o protagonismo das pessoas com deficiência na construção das políticas públicas, a governança e regionalização da RCPD, educação inclusiva e tecnologias assistivas voltadas para a reabilitação. Além disso, apresentações e mostras culturais de teatro, dança, música e cinema destacaram o protagonismo da pessoa com deficiência em múltiplas áreas.
Conforme afirma Arthur Medeiros, Coordenador-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, a iniciativa do evento contribui para fortalecer e ampliar a RCPD, para atingir o objetivo de integração da rede e avanços na qualificação do cuidado.
“É essa construção coletiva, de todos os estados e serviços, das coordenações e dos grupos condutores, que vai fazer com que a gente tenha uma rede implementada, que de fato acesse e chegue a todas as pessoas com deficiência que necessitem desse cuidado”, afirma.
Ao reunir representantes dos estados nordestinos, o encontro proporcionou um espaço inédito de diálogo sobre as diferentes realidades da Rede na região. A troca de experiências permitiu evidenciar avanços já alcançados pelos territórios, além de identificar oportunidades de fortalecimento da assistência e das políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência.
Para a coordenadora do evento e preceptora multiprofissional fisioterapeuta do ISD, Lorenna Santiago, é de suma importância que o Nordeste, uma das regiões do país com as maiores taxas de pessoas com deficiência, tenha sediado o encontro, fortalecendo a construção coletiva de soluções para desafios que permeiam a acessibilidade, inclusão e cuidado especializado qualificado.
“Esse evento marca um momento muito importante para que a gente pense não só sobre as lacunas da Rede, mas também quais são as estratégias que os estados do Nordeste têm utilizado para sanar essas lacunas”, considera Lorenna.
O evento
A realização do I Simpósio Nordeste marca um passo importante na consolidação de uma rede colaborativa entre os estados da região. “O Simpósio foi idealizado com o objetivo de criar um espaço de troca de experiências, de construção coletiva de soluções para os desafios da Rede e de fortalecimento de vínculos entre os diferentes territórios. A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência tem avançado, mas ainda enfrenta desafios que são comuns, como acesso e continuidade do cuidado, qualificação da atenção e incorporação de tecnologias no SUS”, destaca Lorenna Santiago, coordenadora do Simpósio.
Nos dias 9 e 10 de junho, a programação do evento terá continuidade no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), unidade do ISD em Macaíba.
O Simpósio da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência é promovido pelo Instituto Santos Dumont (ISD), em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Sobre o ISD
O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social do Poder Executivo Federal, supervisionada pelo Ministério da Educação, com interveniência do Ministério do Esporte. Engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.



