Estimular a produção científica entre estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de escolas públicas e privadas. Esse foi um dos objetivos da Feira de Ciências e Mostras Científicas realizada pelo Instituto Santos Dumont (ISD) nos dias 17 e 18 deste mês. O evento contou com a participação de mais de mil crianças e adolescentes de diferentes municípios do Rio Grande do Norte, que ocuparam as instalações do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), uma das unidades do ISD em Macaíba.
Durante os dois dias de evento, os estudantes apresentaram trabalhos em formato de pôsteres (o mesmo usado em congressos científicos), realizaram experimentos, participaram de oficinas imersivas com diferentes abordagens e conheceram os laboratórios de pesquisa do ISD. A programação também contou com apresentações culturais de alunos da Comunidade Quilombola de Capoeiras, na zona rural de Macaíba.
Em um dos laboratórios, os alunos aprenderam a observar estruturas celulares por meio de microscópios. A atividade foi conduzida por pesquisadores e estudantes do mestrado em Neuroengenharia. “A experiência foi muito boa, estou aprendendo várias coisas que eu nem sabia que existiam. Com certeza vou gostar mais de estudar ciência a partir de agora”, afirmou Luíza Silva, de 9 anos.
O diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Jr., destacou que a SNCT oferece a oportunidade para que crianças e adolescentes tenham contato com um ambiente de produção científica e reforçou que o ISD está de portas abertas para desenvolver projetos que fortaleçam o ensino, a pesquisa e a extensão. “Esse tipo de atividade enche o coração da gente de alegria. Ela nos aproxima da comunidade que nos acolhe, exemplifica o protagonismo dos nossos pesquisadores em levar ciência para fora do Instituto e representa a concretização do mandato social do ISD, que é expandir as fronteiras do conhecimento e transformar vidas”.
A Feira de Ciências e Mostras Científicas do ISD integrou a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com apoio e recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Este ano, o evento nacional teve como tema “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”. O objetivo da Semana é popularizar a ciência no país, sobretudo entre estudantes de escolas públicas, promovendo um espaço de reflexão e diálogo, reunindo a comunidade científica, professores, pesquisadores, estudantes e o público em geral.
“É importante abrir um espaço para que os estudantes de escolas públicas e privadas apresentem os seus trabalhos em um ambiente científico, como forma de incentivar que no futuro eles possam desenvolver projetos que, de fato, se tornem pesquisas”, observa a professora e pesquisadora Andressa Radiske, coordenadora da feira.
Cerca de 100 trabalhos produzidos por estudantes foram apresentados durante os dois dias de programação. As melhores produções, avaliadas por pesquisadores do ISD, foram premiadas com medalhas e certificados.
SOBRE O ISD
O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.