Tecnologias assistivas no cuidado em saúde: pesquisadores do ISD desenvolvem sistema de análise de dados da marcha durante a reabilitação motora

Publicado em 6 de novembro de 2024

Visando contribuir para a pesquisa e o cuidado em saúde a partir da interdisciplinaridade e da inovação tecnológica, cientistas do Instituto Santos Dumont (ISD), Organização Social vinculada ao Ministério da Educação, desenvolveram um sistema que, atrelado a uma palmilha, é capaz de analisar dados da caminhada e tem o potencial de facilitar e baratear o processo de reabilitação motora. 

A pesquisa é assinada por Christian Lang Rathke, fisioterapeuta e mestrando em Neuroengenharia pelo ISD, junto a Victor Costa de Andrade Pimentel, Pablo Javier Alsina, e os professores do Programa de Pós-graduação em Neuroengenharia do ISD, Caroline Cunha do Espírito Santo e André Felipe Oliveira de Azevedo Dantas.

Desenvolvido em Macaíba no Rio Grande do Norte, onde está localizado o ISD, o estudo teve como objetivo desenvolver e reproduzir um sistema simples, de baixo custo e eficiente para a análise da marcha. Os resultados obtidos com a tecnologia foram comparados ao Zeno, sistema avançado utilizado no ISD em pesquisas que coletam e qualificam dados da caminhada durante protocolos de reabilitação motora.

Para isso, foi criada uma palmilha incorporada ao sistema, utilizando sensores flexíveis, para que a tecnologia pudesse captar dados como a “força vertical de reação ao solo”, uma resposta às ações musculares e ao peso corporal transmitido por meio dos pés, durante a marcha. A intenção é que a tecnologia seja utilizada para estudar o controle motor em pacientes com a Doença de Parkinson.

Além disso, os pesquisadores habilitaram a conexão do sistema em rede, com vários outros dispositivos, através de uma infraestrutura criada no ISD. “Nosso objetivo é que essa infraestrutura, chamada ‘Neurodevices’, possa ser em breve utilizada em outros laboratórios, já que tem como objetivo integrar sistemas que têm diversas funcionalidades e gerar avaliações de alta performance no contexto terapêutico”, explica Christian.

O diferencial do dispositivo que desenvolvemos envolve a versatilidade e facilidade para a coleta em ambientes abertos, o baixo custo de confecção e a capacidade conexão em rede com multidispositivos, como eletroestimuladores e sensores inerciais, que podem ser utilizados simultaneamente e de forma integrada em protocolos de reabilitação, avaliação ou interfaces humano-máquina”, complementa o mestrando em Neuroengenharia.

O artigo obtido a partir deste trabalho é intitulado “IoT-Based Wireless System for Gait Kinetics Monitoring in Multi-Device Therapeutic Interventions” (“Sistema sem fio Baseado na Internet das Coisas para Monitorar a Cinética da Marcha em Intervenções Terapêuticas que Utilizam Múltiplos Dispositivos”, em tradução livre) e foi publicado no “SENSORS”, periódico renomado na área de Engenharia e Internet das Coisas.

De acordo com os autores, os resultados são significativos e são reforçados por estudos sobre sistemas semelhantes. A infraestrutura de comunicação desenvolvida é promissora e oferece novas possibilidades para tratamentos e avaliações com múltiplos dispositivos no futuro. Além disso, o sistema de análise de marcha desenvolvido tem o potencial de se tornar uma ferramenta eficiente e de baixo custo no tratamento e monitoramento de distúrbios relacionados à instabilidade da marcha.

No futuro próximo, nosso objetivo é deixar o sistema cada vez menor, mais barato e com maior capacidade de tempo de vida útil da bateria, tornando-o mais propício a ser implementado no sistema público de saúde. Além disso, pretendemos utilizar materiais renováveis, como o PET por exemplo, para a confecção de novas palmilhas”, considera Christian.

SOBRE O ISD

O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

Tecnologias assistivas no cuidado em saúde: pesquisadores do ISD desenvolvem sistema de análise de dados da marcha durante a reabilitação motora

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia