Promovido anualmente pelo Instituto Santos Dumont (ISD), em Macaíba (RN), o Simpósio de Neuroengenharia chega a sua nona edição com uma programação diversa, que traz pesquisadores renomados nas áreas de neurociências e neuroengenharia para palestras, tutoriais teórico-práticos e apresentações de trabalhos científicos. O evento, que acontece entre os dias 16 e 19 de outubro no formato híbrido, está com inscrições abertas na plataforma Congresse.me.
A palestra de abertura do Simpósio será feita pelo professor Tiago Henrique Falk, que atua no Institut National de la Recherche Scientifique, localizado em Montreal, no Canadá. Ele falará sobre os desafios e oportunidades para inovações em processamento de sinais e aprendizado de máquina e aplicações emergentes com Interfaces Cérebro-Máquina móveis.
O evento também contará com palestras de Vitor Lopes dos Santos, da Universidade de Oxford; Thiago Luiz Russo, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); Janine Rossato, Elaine Gavioli e Ana Raquel Lindquist, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Maria Eduarda Franklin, CEO da Orby; Sridhar Krishnan, da Universidade Metropolitana de Toronto e Elizabeth Ribeiro, do Instituto Mara Gabrilli. A programação completa, com os horários de cada palestra, está disponível na plataforma do evento.
Os temas abordados trarão perspectivas que vão da pesquisa básica com modelos animais à análise de sinais biológicos, passando por temas como reabilitação, tecnologias assistivas, memória e interações robóticas. Coordenador do evento, o professor pesquisador do ISD, Denis Delisle, destaca que a diversidade da programação é um dos pontos altos do evento, em conformidade com a perspectiva de pesquisas translacionais executadas no ISD. “Temos na programação pesquisadores que são referência em suas respectivas áreas, contribuindo para uma visão interdisciplinar e ampla da pesquisa, que é um dos princípios da neuroengenharia”, afirma.
Tutoriais
Além das palestras, o evento contará com tutoriais teórico-práticos, com vagas limitadas, que abordarão temas como: uso de Interface Cérebro-Máquina para assistência e reabilitação motora; estudos de casos em laboratórios de análise de movimento humano; técnicas de neuromodulação para estudo de comportamento animal; uso do sistema Qualisys da ciência à prática clínica; eletrofisiologia em animais; modalidades de treino de marcha na reabilitação; desenvolvimento básico de jogos sérios para reabilitação; neuromodulação com uso de tDCS em humanos e processamento de tecidos e microscopia.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas pela página do Simpósio no site Congresse.me. Os valores, para inscrições antecipadas foram prorrogados até o dia 17 de setembro, no valor de: R$ 50 para estudantes da América Latina; R$ 100 para profissionais da América Latina; U$ 50 para estudantes da Europa, América do Norte, Ásia e Oceania e U$ 100 para profissionais da Europa, América do Norte, Ásia e Oceania.
O Instituto Santos Dumont vai disponibilizar um ônibus para as pessoas que quiserem participar presencialmente do evento. A solicitação deverá ser feita na página do evento, após a inscrição, dentro da aba de participantes.
SOBRE O ISD
O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.